Tecnologia

| Gadgets

O sistema de pagamento Facebook Pay foi disponibilizado de maneira oficial no Brasil. Agora, será possível realizar transações na rede social, como doações em live, e compras e vendas de produtos sem a necessidade de utilizar aplicativo intermediário. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, a modalidade contará com verificação por Pin e biometria para proteger o cliente de possíveis golpes.

Para habilitar a ferramenta, primeiro é preciso acessar a opção de "Configurações e Privacidade" do menu situado no canto superior direito do aplicativo. Na sequência, o usuário deve acessar "Configurações", depois "Facebook Pay", "Adicionar Forma de Pagamento" e cadastrar um cartão de crédito ou uma conta PayPal. Por fim, é necessário ir em "Configurações" dentro do menu do "Facebook Pay" para registrar um código PIN ou biometria.

##RECOMENDA##

O Facebook afirmou que o sistema garante a segurança do cliente, e prometeu proteger os dados pessoais dos usuários para que eles não sejam compartilhados com os vendedores da plataforma. Além disso, a rede social também destacou que o serviço de atendimento ao cliente funcionará por 24h.

Por enquanto, o recurso será exclusivo do Facebook, mas existe expectativa para que chegue a outros aplicativos da rede de Zuckerberg, como Instagram e WhatsApp. Este último, no final de março, recebeu autorização do Banco Central para receber pagamentos e transferências de recursos.

O Google anunciou na última quarta-feira (21) novas atualizações para o aplicativo de reunião Google Meet. Os principais destaques são a possibilidade de usar um vídeo como plano de fundo, melhorar o espaço de conteúdos na tela e reduzir o consumo de dados do software. As funcionalidades serão disponibilizadas em maio.

Semelhante ao que ocorre na plataforma Microsoft Teams, o Google Meet também permitirá personalizar a imagem de fundo que aparece atrás do usuário, com um tema dinâmico. Esse recurso será útil para os que desejam ocultar paredes com pinturas mal acabadas, estantes desarrumadas ou camas bagunçadas.

##RECOMENDA##

De acordo com o Google, será implementada uma ferramenta que possibilita destacar o palestrante e o conteúdo apresentado ao mesmo tempo. Também serão adicionados recursos para alterar o tamanho, posição e ocultar o próprio vídeo da tela. Segundo a empresa, algumas pessoas se concentram melhor na reunião quando não se enxergam na videoconferência.

Além disso, o Google prometeu que até o final de abril será adicionado um modo de economia de dados, voltado para aqueles que possuem pacotes limitados. A empresa destacou que os que possuem a versão paga do Meet terão acesso a um modo que centraliza cada participante em suas respectivas caixas de vídeo.

Desde o início do distanciamento social, que ocorre em função da pandemia do coronavírus (Covid-19), reuniões empresariais, aulas e outros encontros precisaram ser feitos de maneira virtual. Desde então, aplicativos como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom se tornaram plataformas úteis no dia a dia e começaram a receber melhorias por parte das empresas que os produzem.

A Apple apresentou nesta terça-feira (20) seus novos produtos - computador, tablet e acessórios - com a ideia de levar o consumidor a outra dimensão a partir de sua casa.

A estrela do primeiro evento de marketing da marca Apple em 2021 foi o seu novo tablet, o iPad Pro, equipado com conexão 5G e o chip M1, desenvolvido pela Apple, e que está integrado em seus aparelhos desde o final de 2020.

##RECOMENDA##

Em maio, o modelo de 11 polegadas começará a ser vendido por 800 dólares nos Estados Unidos (com capacidade mínima de armazenamento e sem acesso a ondas de celular) e o modelo de 12,9 polegadas será lançado a partir de 1.100 dólares.

"No contexto do teletrabalho, a Apple está passando por um grande renascimento do iPad, com crescimento ano a ano de 40% nos últimos trimestres graças aos funcionários e alunos que investiram no modelo mais recente", comentou o analista Dan Ives, da firma especializada Wedbush.

Ives estima que menos da metade dos usuários de tablets da Apple em todo o mundo tenham substituído seus aparelhos, o que deve dar um impulso à nova linha nos próximos meses.

O grupo californiano também aposta no M1, com a proposta de ser mais eficiente do que o usado até agora. Ele substituiu os chips da Intel em laptops lançados em novembro e já está instalado nos novos iPads e desktops da marca, o iMac, que terá preço inicial de 1.300 dólares.

O M1 em particular permite reduzir o nível de ruído da máquina em 50%, assegura a empresa.

No que diz respeito aos acessórios, a Apple agora produz dispositivos Airtags, que se prendem a itens essenciais (chaves, bolsas, etc) para que você possa encontrá-los facilmente através de seu iPhone.

A companhia também anunciou que começará a oferecer assinaturas para podcasts, intensificando a competição com a rival Spotify.

O novo smartphone da Xiaomi foi considerado o aparelho com melhores especificações de áudio do mundo. O Black Shark 4 Pro foi testado pela DxOMark e ganhou o primeiro lugar no ranking de celulares nesse quesito. Além disso, o lançamento da marca chinesa promete uma bateria recarregada em apenas 15 minutos por conta do carregador de 120 W. 

Testado pela DxOMark,o Black Shark 4 Pro apresentou resultados impressionantes. Além do desempenho espacial bastante elogiado, o volume geral, balanço de tons e renderização conferiram ao equipamento o primeiro lugar no ranking entre os celulares com melhor especificações de áudio, com 83 pontos. O  terminal contém altifalantes estéreo totalmente simétricos nas partes superiores e inferiores, além de três microfones com cancelamento de ruído e entrada para headphones.

##RECOMENDA##

De acordo com a empresa de testes, o smartphone deixa um pouco a desejar como equipamento para gravação, porém, sua performance na hora de ouvir música, assistir a vídeos e jogar games compensa a limitação. Além disso, o equipamento traz consigo um carregador de 120W o que promete uma recarga completa em apenas 15 minutos. O Black Shark 4 Pro está disponível apenas na China e ainda não há previsão de lançamento global. 




 

A empresa Kickstarter teve a ideia inovadora de lançar uma máquina de lavar miniatura para limpar fones de ouvido. Se chamará “Cardlax EarBuds Washer” e o projeto será realizado a partir de um financiamento coletivo.

Para o nome Cardlax, há uma explicação, uma herança de um produto anterior dos mesmos criadores, um massageador elétrico de estimulação muscular do tamanho de um cartão de crédito. Já é do feitio da empresa, tentar facilitar a vida dos seus consumidores, com produtos de tamanho mínimo.

##RECOMENDA##

Veja vídeo promocional do funcionamento do produto:

[@#podcast#@]

A ideia do produto é tirar toda a sujeira dos fones de ouvido, sendo de cera, até sujeiras superficiais. O valor do “Cardlax EarBuds Washer” é de por enquanto $ 33 dólares (R$ 187,47 na cotação atual) e pode ter pedido antecipado sendo feito no portal da Kickstarter.

Na última segunda-feira (5), a empresa de eletrônicos JBL anunciou o terceiro modelo de caixas de som da série Xtreme. O aparelho chega ao mercado brasileiro com um preço sugerido de R$ 1.900, e conta com novas atualizações no sistema Bluetooth, maior durabilidade da bateria, maior quantidade de graves para projetar o som, além do visual repaginado.

Ao total, a nova JBL Xtreme 3 possui quatro saídas de som e dois radiadores que projetam o grave. As atualizações e configurações da caixa funcionam por meio do aplicativo JBL Portable, que também disponibiliza o recurso de sincronização com um segundo aparelho ao mesmo tempo, e assim, permite que o "PartyBoost" seja ativado, o que traz uma saída de áudio estéreo.

##RECOMENDA##

A versão anterior vinha com tecnologia Bluetooth 4.2 e agora está atualizado para a versão 5.1, com mais estabilidade na conexão e maior distância permitida entre os aparelhos conectados. O aparelho tem certificação à prova d’água e à poeira para permitir que a Xtreme 3 seja levada em todas as ocasiões, como praias, piscinas e viagens.

A bateria está mais resistente que a versão anterior e permite que o aparelho seja usado por até 15 horas seguidas, dependendo do volume e do conteúdo do áudio. Já a recarga do aparelho leva de 2 a 3 horas, possui um sistema de carregador portátil embutido e permite que outros aparelhos sejam carregados usando a carga da caixa de som, como o próprio celular do usuário.

Na última terça-feira (30), o serviço de streaming de música Spotify anunciou a compra da empresa de aplicativos Betty Labs. Um dos serviços que estão dentro do pacote de compra é o aplicativo Locker Room, plataforma com transmissão de conversas e programas de áudio ao vivo, como o concorrente direto Clubhouse.

O aplicativo de bate-papo ao vivo Locker Room tem duas principais diferenças quando comparado ao Clubhouse. A plataforma é segmentada para conversas sobre esportes e tem recurso de chat, que permite aos usuários trocarem mensagens de texto durante as conversas. De acordo com o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Oficial do Spotify, a aquisição atende o pedidos de criadores e fãs por uma nova função na plataforma.

##RECOMENDA##

Com a compra, o streaming de música pretende desenvolver um projeto para que os elementos básicos de interação do Locker Room sejam fundidos com os recursos do Spotify e, assim, será possível criar novas versões de programas com a participação dos usuários. De acordo com a empresa, já nos próximos meses, a plataforma vai expandir os recursos e evoluir.

Em tempos de pandemia, onde o distanciamento social impede que as relações estejam no espaço físico, aplicativos de bate-papo ao vivo estão em uma crescente. Nesse cenário, o Clubhouse tornou-se uma referência. Segunda a empresa de dados Decode, no Brasil as buscas pelo aplicativo no Google superam em 66% as pesquisas pelo TikTok.

A partir desta quarta-feira (17), a Amazon comercializa no Brasil o Echo Show 10, com a nova versão da assistente virtual Alexa. O aparelho custa a partir de R$ 1.805, e está disponível apenas na cor preta. A novidade é que o dispositivo acompanha display de 10 polegadas, que gira em volta da base do aparelho conforme a voz do usuário.

A tela acoplada no dispositivo possui diversos comandos de regulagens, que vão de acordo com a necessidade do usuário. O display tem a função de girar 360° graus em torno da base, além de inclinar para cima e para baixo. As 10 polegadas proporcionam imagem em resolução HD e até 4K, conforme o conteúdo que estiver sendo transmitido, assim como algumas opções na plataforma do Amazon Prime Video.

##RECOMENDA##

A tela possui câmera frontal com 13 megapixels de resolução e oferece a possibilidade de realizar chamadas de vídeo. Durante a ligação, a assistente virtual possui ferramentas que centralizam o usuário na chamada, com regulagem de zoom automático, além de possuir duas saídas internas de som e um alto-falante para reproduzir frequências graves e médias.

Outro recurso que atrai o usuário é a Casa Inteligente. Nele, é possível interagir com outros dispositivos compatíveis e que permitem o controle das luzes e da televisão por meio do comando de voz. É permitido também monitorar o ambiente por meio da câmera, quando estiver fora de casa.

O Google Meet ganhou uma nova atualização de layout nas chamadas de vídeo via smartphone. Agora, no recurso disponível para o sistema iOS, todos os participantes da reunião aparecem na tela de forma igualitária, separados em blocos do mesmo tamanho. Antes, apenas quem estava falando ganhava destaque.

O novo layout permite reunir até oito pessoas na mesma interface. Cada integrante poderá visualizar foto, nome e ícone que estarão disponíveis no momento da fala. O recurso ainda pode ser utilizado mesmo que o usuário esteja com o aplicativo minimizado, permitindo assim que ele possa navegar na internet sem sair da chamada.

##RECOMENDA##

Ao longo dos meses, o Google implantou novas funções na plataforma de videoconferência. Em novembro do ano passado, uma atualização trouxe o recurso de levantar a mão. Assim, o usuário que estiver à frente da conversa, pode ver quem está na fila de espera para falar, sem a necessidade de ser interrompido. Anteriormente, o serviço do Google era pago, mas passou a ser gratuito a todos os usuários por conta da demanda ocasionada pela pandemia do coronavírus.

Empresas e instituições de ensino tiveram a orientação para se reunir virtualmente. Desta forma, várias plataformas de videoconferência passaram a ser utilizadas com mais frequência, como o Google Meet. Em abril do ano passado, no início da pandemia, a empresa registrou um aumento exponencial da utilização do recurso de cerca de 3 milhões de novos usuários por dia.

Foi anunciado na manhã dessa quarta-feira (10) o lançamento do celular gamer da ASUS, ROG Phone 5. O aparelho chega em três versões, ROG Phone 5 padrão, Pro e Ultimate. As outras versões chegam com maior capacidade de memória RAM e armazenamento interno, 18 gigas, algo inédito em um smartphone.

A empresa ASUS decidiu pular a versão 4 e lançar direto o ROG Phone 5. A versão anterior foi anunciada em julho de 2020. A razão é que, em praticamente todo o leste asiático, a pronúncia da palavra "quatro" é semelhante à da palavra morte. Fazendo com que diversas empresas, não só de smartphones, sempre pulam do três para o cinco.

##RECOMENDA##

O ROG Phone 5 não teve muitas mudanças no design, em comparação ao 3, seu antecessor, mas chega com algumas mudanças importantes para seu público alvo, que é o gamer. Seu novo processador, da Qualcoom, promete 25% mais potência, 30% mais velocidade na renderização dos gráficos e duas vezes mais capacidade de computação.

Para agradar os gamers, o smartphone vem com o adicional de dois botões ultrassônicos na parte lateral do celular, para quando estiverem sendo jogados, games com o celular na horizontal. Na versão Ultimate e Pro, existem mais dois botões, contabilizando quatro, para ajudar mais ainda na imersão os jogos. Uma novidade é também dois motores de vibrações localizados nas duas extremidades inferiores, para distribuir melhor a vibração de acordo com o que estiver acontecendo no jogo, exatamente como acontece em controles de um Playstation 4 ou 5 por exemplo.

O smartphone gamer da ASUS é um dos primeiros do mundo com 18 GB de memória RAM no padrão LPDDR5. Haverá também opções mais "acessíveis", com 12 e 16 GB de RAM. Mas para suportar toda essa potência, o aparelho ainda conta com uma bateria dupla de 3.000 mAh cada, totalizando 6.000 mAh de capacidade. Segundo a empresa, as duas células permitem um carregamento de 65 W de potência, mais que o dobro dos 30 W do ROG Phone 3.

Um dos grandes problemas em smartphones quando se está jogando, é a forma em que o celular esquenta, muitas vezes, o sobrecarregando em jogos com imagem e renderização melhores. Pensando nisso o ROG Phone 5 é equipado com um sistema de resfriamento que inclui uma câmara de vapor 3D, duas camadas de grafite e moldura de alumínio. A ASUS também venderá separadamente o Aeroactive Cooler 5, que promete diminuir ainda mais a temperatura do celular durante os jogos, em até 15 graus.

O preço das versões dos celulares vai se basear de acordo com a quantidade de memória RAM e armazenamento interno. E sua venda deve começar ainda esse mês para a versão padrão do ROG Phone 5. A Pro em abril e a Ultimate em maio.

• ROG Phone 5 (8 GB + 128 GB): 799 euros (R$ 5.512 86);

• ROG Phone 5 (12 GB + 256 GB): 899 euros (R$ 6.202,83);

• ROG Phone 5 (16 GB + 256 GB): 999 euros (R$ 6.892,90);

• ROG Phone 5 Pro (16 GB + 512 GB): 1.199 euros (R$ 8.272,74);

• ROG Phone 5 Ultimate (18 GB + 512 GB): 1.299 euros (R$ 8.961,72).

[@#video#@]

Nesta segunda-feira (8), a Alexa, inteligência artificial criada pela Amazon, celebrou o Dia Internacional da Mulher e surpreendeu os usuários, que, ao dizerem "Bom dia, Alexa", receberam uma mensagem especial gravada pela cantora Elza Soares. Durante o mês de março, a assistente virtual irá recordar os fatos memoráveis de mulheres marcantes que fizeram parte da história da luta feminina pela conquista da igualdade de gênero em todo o mundo.

Os usuários que perguntarem "Alexa, tudo bem?" irão ouvir os feitos históricos de mulheres como a escritora e jornalista brasileira Clarice Lispector (1920-1977), Maria Bonita (1911-1938), que foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros, da ativista ambiental sueca Greta Thunberg, e de Shidzue Katô (1897-2001), a primeira mulher eleita ao parlamento japonês.

##RECOMENDA##

Será possível solicitar a qualquer momento para que a assistente de voz conte outros fatos relacionados à data, como a origem do Dia Internacional da Mulher. Em dias específicos, a Alexa trará fatos sobre a importância da Lei do Feminicídio e da Marcha Sufragista, movimento que ocorreu entre o final do século XIX e início do século XX, a fim de organizar a luta das mulheres pelo direito ao voto.

Por Thaiza Mikaella

Registros recentes de patentes da Apple podem ter indicado que o novo óculos de realidade aumentada da empresa de Steve Jobs (1955-2011), Apple Glass, terá funções de limpar automaticamente poeiras e outros elementos acumulados na lente do acessório. Além disso, também há indícios de que o aparelho contará com tecnologias para detecção de áudio.

As informações foram divulgadas por um Insider da Apple, que segundo ele, a empresa havia solicitado informações de patente para um dispositivo montável na cabeça. Não há muitos detalhes sobre tecnologia, mas ao que tudo indica, os óculos serão capazes de remover qualquer tipo de sujeira por meio de vibrações.

##RECOMENDA##

A outra patente, referente às funções de áudio 3D, apontam que o usuário seria capaz de escutar diferentes tipos de ruídos, em distâncias que ele não seria capaz de ouvir. Além disso, há indícios de que a Apple estaria trabalhando em funções que trariam realidades sonoras, nas imagens 3D reproduzidas pelo aparelho.

Outros rumores relacionados às patentes do Apple Glass, cercam o dispositivo, mas até o momento, nenhuma das funções não foram confirmadas pela Apple. As informações sobre o lançamento do produto no mercado e o seu preço também não foram divulgadas.

Nesta quinta-feira (25), a Samsung anunciou o mais recente modelo de notebook: o Galaxy Book S. O aparelho conta com design ultra fino, com apenas 1,18 cm de espessura e pesando 950 gramas. A tela de 13,3 polegadas LCD Full HD é sensível ao toque, além da borda infinita. A fabricante diz que a bateria do novo gadget dura até 17 horas.

No Brasil, o Galaxy Book S chega ao mercado em duas opções: a versão prata, Mercury Gray, com 256 GB de memória interna por R$ 7.199 ou a versão dourada, Earthy Gold, com 512 GB por R$ 7.499.

##RECOMENDA##

Um dos destaques que o novo notebook proporciona, é a integração com os smartphones e TV's, pertencentes à fabricante Samsung. Por meio do app DeX, é permitido que seja visualizado conteúdos como fotos e vídeos tirados do celular.

Apesar de todas as sofisticações, o Galaxy Book S possui apenas duas entradas USB-C, onde uma delas é usada no momento de carregar a bateria do dispositivo. A outra entrada é interna para P2 de 3,5mm, que permite colocar o fone de ouvido para saída de áudio ou uso do microfone.

De acordo com os relatórios da International Data Corporation (IDC), a Samsung comercializou mais de 80 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2020, um aumento de 47% em comparação com o trimestre anterior. Além dos celulares, a Samsung também vende tablets, câmeras digitais, TV's e smartwatches.

Na última quinta-feira (18), a Microsoft anunciou a nova versão do pacote Office. O combo de programas, que inclui Word, Power Point e Excel, traz duas versões que estarão disponíveis para os sistemas operacionais Windows e MacOS, compatível com aparelhos da Apple.

A primeira versão é a já conhecida pelo público, que será destinado para consumidores. A segunda opção se chama Office LTSC (Long Term Servicing Branch – Canal de Serviço a Longo Prazo), e é destinada a empresas que pretendem manter o serviço em suas máquinas por longo tempo. Nesse modo não haverão atualizações constantes, o que não comprometerá o desempenho dos programas no computador.

##RECOMENDA##

O novo Windows Office 2021 é uma compra vitalícia e uma opção para quem não quer pagar as mensalidades do Microsoft 365, que possui planos mensal e anual. Tanto a versão de consumidor quanto a versão empresarial terão o modo escuro, bem como as melhorias no acesso das funções e no desempenho dos programas.

Apesar do anúncio do produto, ainda não há data prevista para a licença ser disponibilizada para compra. A Microsoft ainda planeja lançar uma prévia do Office LTSC em abril.

Por Rafael Sales

Em 15 de fevereiro de 1946, o cientista da computação John Eckert (1919-1995) e o físico John Mauchly (1907-1980), a pedido do exército dos Estados Unidos, lançavam o primeiro Computador e Integrador Numérico Eletrônico (Eniac).

Diferente dos computadores modernos e intuitivos de hoje, o Eniac era uma máquina que ocupava 180 m², e pesava 30 toneladas. O mecanismo funcionava por meio de 70 mil resistores, e 18 mil válvulas de vácuo, que consumiam aproximadamente 200 mil watts de energia. Já o sistema operacional ocorria por meio de cartões perfurados, que eram gerenciados de modo manual por funcionários do exército.

##RECOMENDA##

Na época, o computador teve um custo de US$ 500 mil (R$ 2.685 milhões nos dias de hoje), e foi encomendado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois o exército desejava otimizar os cálculos estratégicos, que, até então, eram feitos por profissionais da matemática, de maneira manual. O Eniac, só ficou pronto em 1946, um ano após o final dos conflitos que cercavam o mundo.

As funções da máquina se resumiam em fazer cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão em um espaço de 20 slots de dez dígitos cada. "Em síntese, o Eniac era uma enorme calculadora, capaz de processar até cinco mil operações por segundo", explica o especialista em e-commerce e soluções digitais Andrew Mittendorfer.

A máquina foi o pontapé inicial dos recursos tecnológicos voltados à computação, e um dos grandes marcos da humanidade. De acordo com Mittendorfer, o Eniac revolucionou a maneira de se realizar cálculos simples e complexos. "É dito que na época, durante seus dez anos de operação, o computador teria realizado mais contas do que toda a humanidade já havia feito em sua história", destaca.

Mesmo após 75 anos, os recursos de cálculos ainda estão presentes em tecnologias atuais, como as que são vistas nas calculadoras de bolso, e nos algoritmos das Unidades de Processamento (CPU) das máquinas de hoje. "O centro de processamento do Eniac possuía estrutura bastante similar à dos processadores mais básicos da atualidade. Hoje em dia, os processadores são muito menores, mais ágeis e consomem muito menos energia", aponta Mittendorfer.

Uma nova função do Apple Maps permitirá que os usuários informem ao serviço de GPS os locais com radares de velocidades e acidentes. O recurso está disponível para a versão de testes do iOS 14.5.

Semelhante ao que já ocorre nos aplicativos Google Maps e Waze, o Apple Maps terá um botão que apresentará as opções de acidentes, perigos (irregularidades na pista), ou radares (dispositivos de controle de velocidade). Ao serem relatados e aprovados pelo sistema, esses avisos ficarão visíveis para outros condutores.

##RECOMENDA##

O motorista também poderá acionar o recurso por meio da voz, com o auxílio da assistente virtua Siri. Segundo o site MacRumors, há possibilidade da nova função chegar também ao dispositivo CarPlay.

A novidade ainda não foi disponibilizada para todos os usuários, e aqueles que já utilizaram a versão de testes do iOS 14.5 relataram no Reddit que ainda não conseguiram acessar a atualização do GPS. A Apple ainda não divulgou quando o recurso ficará disponível para todos os dispositivos, mas estima que isso ocorra junto ao lançamento da versão final do sistema operacional.

O Procon-SP parece não estar satisfeito com os motivos, dados por grandes fabricantes como Apple e Samsung, em parar de disponibilizar carregadores com seus novos smartphones. Mesmo após fechar um acordo histórico com a empresa sul-coreana, o órgão quer que as empresas se comprometam em criar uma logística reversa para coleta de lixo, caso o motivo para a retirada do acessório seja realmente ambiental. 

"se existe a preocupação ambiental o Procon-SP irá exigir a adoção de políticas de logística reversa a todos os fabricantes de eletrodomésticos e também montadoras de automóveis e celulares, essa será a próxima etapa”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

##RECOMENDA##

Para Capez a decisão de ambas as companhias têm caráter apenas financeiro e a prática, adotada com a venda do iPhone 12 e do Galaxy S21, se trataria de uma estratégia contra o consumidor. "O Procon está analisando e entende que se trata de venda casada, obrigar o consumidor a adquirir o aparelho e depois o carregador, não tem justificativa e a questão ambiental é uma simples desculpa", disse.

Acordo com a Samsung

 Na última terça-feira (9), a Samsung assinou um Termo de Compromisso Voluntário para que seja disponibilizado, sem custo, um carregador ao consumidor que adquirir o celular e solicitar o acessório durante a pré-venda da linha Galaxy S21. O acerto entre a empresa sul-coreana e o Procon-SP vale apenas para o Brasil. Em outros países a empresa manterá a forma de comercialização sem o fornecimento do acessório. 

De acordo com o Termo, os consumidores que comprarem o modelo durante o período da pré-venda (de 09/02 a 07/03), poderão solicitar o carregador pelo site da marca. Assim, o acessório será entregue pela empresa em até 30 dias corridos, a contar do registro da solicitação. 

Apple

Além da Samsung, o Procon-SP também notificou a Apple, no final de 2020, para que a empresa explicasse sobre a venda de novos modelos de IPhone sem o carregador. Em resposta, a empresa informou que já existem muitos acessórios do tipo espalhados pelo mundo e que, por conta disso, os novos não seriam utilizados pelos clientes. 

A Maçã também afirmou que a decisão teve como objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono e lixo eletrônico, mesmo motivo adotado pela concorrente. Apesar disso, a empresa não demonstrou esse ganho ambiental e sua conduta da empresa está sendo analisada pela diretoria de fiscalização do Procon-SP.

O Galaxy S21 Ultra, novo carro-chefe da Samsung, já pode ser encontrado no mercado brasileiro. O smartphone está disponível em duas versões, com 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno e é um dos modelos, feito por uma grande fabricante, que chegará ao consumidor sem o carregador e os fones de ouvido.

Apesar disso, um acordo recente firmado entre a representação nacional da sul-coreana e o Procon-SP permite que o cliente que desejar adquirir o aparelho, possa solicitar o recebimento do acessório gratuitamente. 

##RECOMENDA##

Configurações 

O novo aparelho topo   de linha da Samsung chega com um display AMOLED com 6,8 polegadas e taxa de atualização de até 120Hz. O modelo tem um conjunto quádruplo de câmeras traseiras, composto pelas lentes Ultra Wide de 12 MP, Wide de 108 MP, além de uma dupla de lentes equipadas com Dual Pixel (2PD) AF que permite dar um Zoom de 100x. A câmara frontal também é bastante potente, com 40MP.

A parte interna do aparelho inclui o sistema operacional Android 11, um processador octa-core e uma bateria de 5.000 mAh, com carregamento rápido e sem fio. Os dois modelos disponíveis no mercado variam de 12 GB de RAM com 256 GB de armazenamento e 16 GB de RAM com 512 GB de memória. O preço sugerido para ambos os aparelhos varia de R$ 9.499 e R$ 10.499, respectivamente.

O Clubhouse, aplicativo com salas de bate-papo ao vivo por áudio, tem conquistado novos adeptos no Brasil, mesmo sendo uma exclusividade dos usuários do sistema iOS, da Apple. O número de brasileiros que pesquisaram a rede social no Google cresceu 4.900% na última semana, na comparação com o mês de janeiro.

O aplicativo permite novas pessoas na rede, caso elas tenham um convite de um usuário que já o utiliza. Uma vez dentro da plataforma, é necessário marcar algumas opções de temas de interesse para que o algoritmo entregue variações de sala de bate-papo ao vivo sobre determinado tema. Não há função para escrita ou likes, apenas voz.

##RECOMENDA##

Os integrantes das salas do Clubhouse são divididos em três categorias: o moderador, uma espécie de administrador, que permite quem fala ou não na sala; o speaker, que é aquele que fala; e ouvinte, que pode levantar a mão e se tornar um speaker com a permissão do moderador.

No Brasil, o interesse pela rede social explodiu no último fim de semana, quando o diretor do "Big Brother Brasil" (Globo), José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, interagiu com o público do reality por meio do aplicativo.

Segundo o site de tecnologia The Information, em julho de 2020, a avaliação do Clubhouse era de US$ 100 milhões. Hoje, o aplicativo está avaliado em mais de US$ 1 bilhão. O número de usuários, que era 600 mil em dezembro, já passa dos 6 milhões.

Por Rafael Sales

De acordo com a empresa de segurança Malwarebytes, a última atualização do aplicativo de leitura de código de barras Barcode Scanner (Lavabird Ltd.), que ocorreu em dezembro de 2020, transformou o software em um malware e infectou mais de 10 milhões de usuários.

A suspeita foi levantada após usuários relatarem na rede social Reddit o recebimento de diversos anúncios publicitários em seus celulares. Após analisar o ocorrido, a Malwarebytes constatou que todos os dispositivos possuíam o Barcode Scanner instalado e, de imediato, alertou a Google para remover o aplicativo da loja Play Store.

##RECOMENDA##

Segundo a companhia de segurança, a última atualização do aplicativo inseriu um arquivo que potencializava o envio de propagandas. A Malwarebytes também constatou que a nova instrução utilizava métodos que ocultavam sua identificação.

As propagandas não só surgiam apenas durante o uso do Barcode Scanner, mas também invadiam o navegador de internet do Android. Apesar do aplicativo ter sido removido da loja da Play Store, muitos usuários ainda não estão cientes do ocorrido e possuem o software instalado em seus dispositivos.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando