Notícias

| Cidades

Após as dificuldades enfrentadas por pacientes e médicos no Hospital Barão de Lucena, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu o prazo de cinco dias para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) comprove a lotação dos três médicos pediatras nomeados na última semana para atuar no hospital.

A decisão foi tomada pelo MPPE, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, em audiência realizada na última segunda (23).

##RECOMENDA##

A  promotora de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, Eleonora Marise Rodrigues, falou sobre a decisão do MPPE. “A chegada dos três novos pediatras é importante, mas não soluciona o déficit de oito neonatologistas, persistindo a falta de, pelo menos, cinco médicos na unidade de saúde. Por isso, a Promotoria de Justiça de Saúde continuará acompanhando. A SES informou que vem agilizando o rito da nomeação para que os médicos iniciem o trabalho ainda esta semana”, explicou.

Seleção 

Além disso, SES/PE também se comprometeu a encaminhar cópia do pedido dirigido à Secretaria de Administração (SAD) para autorizar nova seleção simplificada para contratação temporária de 12 neonatologistas, intensivistas e cirurgiões pediátricos (número não divulgado), para atuar no Hospital Barão de Lucena, indicando qual a data prevista para sua deflagração.

Dessa forma, o SES fará concurso para os cargos de neonatologistas e intensivistas pediátricos. O quantitativo de vagas para essas áreas devem ser informados no segundo semestre no edital.

 

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renovou novamente o alerta de chuvas no Recife nas próximas 24 horas. O estado de atenção segue laranja, indicando risco moderado a alto das chuvas. A previsão indica pancadas de chuvas até a quarta-feira (25), para a Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul.  

[@#video#@]

##RECOMENDA##

A população que mora em área de risco deve ficar atenta e entrar em contato com a Defesa Civil do Recife, que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

[@#galeria#@]

Conseguir atendimento pediátrico rápido ou mesmo dar entrada em uma urgência pediátrica tem sido um grande desafio para muitas famílias no Grande Recife. A região vive um surto de casos de bronquiolite, doença causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), e de doenças com sintomas gripais graves e leves. O aumento da demanda por atendimento médico para o público infantil tem superlotado unidades de saúde e colocado em evidência a crise sanitária pela qual Pernambuco tem passado.

##RECOMENDA##

Uma das principais preocupações da Saúde, agora, é disponibilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os pacientes em situações mais graves. O LeiaJá visitou algumas unidades de saúde do Recife nesta terça-feira (24), para acompanhar a movimentação das triagens e unidades de atendimento.

Barão de Lucena

Em visita ao Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste da capital, a reportagem não pôde filmar, mas foi informada sobre a desconcentração da terapia intensiva na unidade, através da transferência de pacientes da UTI pediátrica para o Hospital Maria Lucinda, no Parnamirim, Zona Norte do Recife.

Nesta terça-feira (24), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, deu o prazo de cinco dias para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) comprove a lotação dos três médicos pediatras nomeados na última semana para atuar no Hospital Barão de Lucena.

O órgão, ainda assim, considera o número inferior ao necessário, uma vez que a unidade deveria funcionar com, pelo menos, oito neonatologistas. Na segunda-feira (23), o hospital registrou o óbito de um bebê de 11 meses que morreu à espera de um leito de UTI.

Maria Lucinda

No Maria Lucinda, a recepção pediátrica estava lotada de mães, pais e avós, nesta terça-feira (24). A maioria das crianças com idades e sintomas parecidos: bebês de colo, com febre alta, tosse, secreção e dificuldade para respirar. Novamente, a reportagem foi impedida de filmar e até mesmo de falar com os pacientes na área externa do hospital, mas foi possível colher relatos de algumas mães e avós.

“Cheguei aqui com o meu neto e a minha filha no domingo, era meia-noite. Fomos atendidas quase às quatro da manhã. Passaram medicação e disseram que era quadro de gripe ou virose. Falaram que era pra gente voltar pra casa e, caso o quadro dele piorasse, a gente retornava aqui”, relatou Sheila de Lima Moreira, de 37 anos, avó do menino Nicolas, que tem apenas 22 dias de vida.

A mãe, Kathyllen Ellen Lima Santos, de 19 anos, acompanhava o filho e a mãe, enquanto revezava entre a área interna e externa do hospital, para não perder a vez da chamada de ficha. Sobre a demora do domingo (22), a jovem explicou que só havia um pediatra de plantão durante a madrugada, o que ocasionou a demora de quatro horas para o atendimento.

LeiaJá também: Bebê dado como morto no Recife está vivo e segue internado 

[@#video#@]

Camaragibe e São Lourenço sem atendimento

Em visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, a reportagem pôde conversar com alguns pais que esperavam atendimento do lado de fora da unidade. Devido ao protocolo de biossegurança, não é permitido acompanhantes dentro das UPAs, com exceção para crianças de colo e menores de idade, que podem ser acompanhadas por uma pessoa, no máximo.

Haramys Ramos Braz da Silva, 32 anos, pai do menino William Emanoel, de quatro meses; e Diego Barbosa, de 29 anos, pai de Derek, de 11 meses, tiveram um relato em comum (vídeo). Os dois são moradores de Camaragibe, no Grande Recife, e denunciaram que não há atendimento pediátrico disponível no município. Eles chegaram a visitar outras unidades de pronto atendimento, mas foram encaminhados à UPA recifense por falta de opção.

As unidades visitadas foram o Centro Médico de Camaragibe (CEMEC Unidade Tabatinga), a UPA do Ibura e a UPA de São Lourenço da Mata. O LeiaJá entrou em contato com a Prefeitura do Recife e de São Lourenço da Mata para buscar esclarecimentos quanto à restrição do atendimento, mas não houve retorno até o momento desta publicação. O espaço segue aberto.

A Prefeitura de Camaragibe, por meio de nota, informou que o atendimento no CEMEC foi suspenso devido a um problema no abastecimento de água. “A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, por causa de problemas no abastecimento de água da Compesa, na manhã desta terça-feira (24), o atendimento no CEMEC Tabatinga ficou restrito por um período. O fornecimento já foi restabelecido, e a unidade conta com dois médicos pediatras realizando atendimento”, disse a gestão.

LeiaJá também: PE: 69 crianças estão na fila de espera por leitos de UTI

[@#galeria#@]

Milhares de pessoas acompanharam, nos últimos dias, a luta da psicopedagoga Gicely Van Egmond, de 38 anos, que buscava por um leito de UTI para o filho há cinco dias e denunciou a espera através das redes sociais, alcançando grande repercussão. O bebê Ravi, de um mês e 10 dias, teria sido diagnosticado com bronquiolite, doença causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

##RECOMENDA##

Após a espera pela terapia intensiva no Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, o menino foi transferido para o Hospital Maria Lucinda, na Zona Norte, e conseguiu um leito na noite da segunda-feira (23). Na manhã desta terça-feira (24), porém, Ravi foi dado como morto.

A informação chocou não apenas os familiares, mas todos os que apoiaram os Van Egmond recentemente e que torciam para que a criança, que havia sido intubada, revertesse o quadro. Felizmente, a notícia teve mais uma reviravolta: o bebê estava vivo e a informação do óbito não passou de um engano.

Inicialmente, Gicely contou aos seguidores no Instagram sobre a morte do filho. Em um vídeo, que já foi removido da rede social, a mãe aparecia aos prantos e lamentava o suposto falecimento de Ravi. De acordo com ela, que não estava no hospital ao receber a notícia, a informação foi passada por “uma pessoa de confiança” e que fazia uma ponte entre a família e o hospital, mas que acabou se enganando sobre o estado de saúde de Ravi.

Nesta terça-feira (24), não houve óbitos do Maria Lucinda, logo, não houve troca de registros nos obituários. A mãe também esclareceu que a confusão de informações não foi causada por um funcionário. Não foram dadas mais informações sobre a origem da informação. O hospital e a Secretaria Estadual de Saúde, em nota, reiteraram que a notícia de óbito não era verdadeira.

A reportagem do LeiaJá foi ao Maria Lucinda na manhã desta terça-feira (24), onde familiares de Ravi aguardavam informações e autorização para entrar na unidade de saúde. Nenhum deles soube informar de onde saiu a informação e todos afirmaram terem sido pegos de surpresa, e já estavam prontos para auxiliar no procedimento fúnebre.

Gicely e Ravi. Foto: Arquivo Pessoal

Tia de Ravi desmentiu o boato

A advogada Regina Cely, de 49 anos, tia de Ravi, foi a primeira pessoa a chegar ao Maria Lucinda, pronta para organizar o velório do sobrinho. Ao dar entrada na unidade, soube pela equipe de enfermagem que Ravi estava vivo, bem e responsivo.

“Gicely passou a informação para mim: ‘vá pro hospital, Ravi faleceu’. Eles sumiram, eu não tive mais contato e vim pra cá. Vim de preto, pronta pra sair da UTI para o necrotério. Eles [os pais] estavam se organizando para vir pra cá [hospital], porque eles têm um outro bebezinho de um ano e oito meses, e não podem ficar juntos na UTI. Não pode ter acompanhante e tem dois horários de visita, então só entra um ou outro. Eles abriram uma exceção agora, e permitiram um de nós entrar, porque viram nosso desespero”, compartilhou Regina ao LeiaJá.

A tia, que estava em aula no momento em que recebeu a notícia, chegou a passar mal. “Comecei a gritar dizendo ‘ele morreu, ele morreu’. A professora já conhecia a história, a gente se trancou no banheiro e ela me acompanhou só para me ver chorar. Eu entrei em desespero. Pensei ‘tanta luta e a gente perdeu ele’”, continuou.

Dois óbitos pediátricos por VSR

A crise de superlotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos tem assustado pais e mães em Pernambuco. Nessa segunda-feira (23), um bebê de 11 meses morreu à espera de um leito de UTI, na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga.

Nesta terça-feira (24), uma bebê de um mês morreu antes da transferência para um leito de terapia intensiva. A menina, que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, aguardava há quatro dias por vaga em UTI.

Em nota, o Governo de Pernambuco informou que a taxa média de ocupação de leitos pediátricos para pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está em 77%, sendo 82% em UTI e 68% em enfermaria. Até o começo da tarde desta terça-feira (24), eram 58 solicitações ativas para leitos de UTI pediátrica e 11 para UTI neonatal. 

O zelador de uma escola em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, Polícia Civil, pedia abraços aos alunos para cometer atos libidinosos, apontou a Polícia Civil. Indiciado por abuso sexual e tentativa contra três crianças, ele foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, também na RMR.

A delegada Vilaneida Aguiar, titular da 2º Delegacia de Polícia de Crimes contra a Criança e Adolescente e Atos infracionais (DPCCAI), informou que o homem, de 55 anos, foi denunciado por familiares de duas crianças, de nove anos, e por outra, de 10.

##RECOMENDA##

"Os abusos aconteceram no período da manhã, durante as aulas das crianças [...] aquelas vítimas o ajudavam a coletar um papel, a pedir que os alunos não sujassem. Então, ele se aproveitou da confiança que as crianças e toda a escola tinha nele", observou a delegada.

Uma das vítimas relatou que estava na sala de aula quando foi chamada pelo zelador através das janelas de vidro. "Quando ela saiu, ele estava em uma das salas da escola e falou 'olha, você sujou seu sapato', e nisso quando ela levantou os pés, ele pediu um abraço", relatou.

O costume de abraçar e cumprimentar os alunos era a prática adotada pelo zelador para conquistar a intimidade, verificou a investigação. Em depoimento, ele negou a má intenção na forma como se relacionava com as crianças. "Ele dizia que era costume pedir abraços inocentes às crianças", comentou Vilaneida. "A todas as vítimas ele pedia abraço e nesses abraços ele praticava os atos libidinosos", completou.

Sem antecedentes criminais, o homem foi autuado por abuso consumado contra um dos alunos e tentativa contra os outros dois. Ele foi encaminhado ao Centro de Observação Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e, caso condenado, poderá receber a pena de até 15 anos de reclusão.

A delegada reforçou que os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos e orientá-los como forma de medida preventiva. As delegacias da Criança e do Adolescente e da Mulher recebem esse tipo de denúncia. Os contatos 180 e 181 também estão disponíveis para prestar queixa.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou, nesta terça-feira (24), os números da pandemia do coronavírus em Pernambuco. Foram confirmados 708 novos casos da Covid-19, além de dois óbitos.

Dos novos registros, três são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 705 são leves. Pernambuco totaliza 933.527 casos confirmados da doença, sendo 58.603 graves e 874.924 leves.

##RECOMENDA##

No boletim de hoje também constam duas mortes, ocorridas entre o dia 1º de fevereiro de 2022 e a última segunda-feira (23). Com isso, o Estado totaliza 21.697 mortes pela Covid-19.

Pernambuco está com 82% dos leitos de UTI pediátrica para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) ocupados. Com o total de 150 vagas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 69 crianças e bebês estão na fila de espera.

Em relação à enfermaria pediátrica, o estado disponibiliza 130 leitos e opera com 68% da ocupação.

##RECOMENDA##

"O cenário atual extrapola qualquer planejamento e o número de solicitações de UTI para crianças teve aumento de 3,5 vezes em relação à sazonalidade do ano passado", apontou a pasta. Segundo a SES, a oferta de leitos foi triplicada em relação a 2021.

Na semana passada, 60 leitos de UTI pediátrica foram montados nas cidades de Araripina, Serra Talhada, Olinda, Palmares, Goiana e no Recife. Para esta semana, a expectativa é que mais 10 leitos sejam abertos no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, e 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros.

Ainda há a previsão de mais 10 leitos de UTI pediátrica no IMIP na próxima semana.

Um homem, de 55 anos, que trabalhava como zelador de uma escola em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi preso por suspeita de abusar sexualmente de três crianças. A Polícia Civil convocou uma coletiva de imprensa para repassar mais detalhes sobre o caso nesta terça-feira (24).

A 2ª Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e Adolescente cumpriu o mandado de prisão preventiva a pedido da Justiça. De acordo com a investigação, ele teria cometido os abusos durante o horário das aulas.

##RECOMENDA##

O teto do Hospital da Restauração, localizado no Derby, área central do Recife, registrou mais problemas nesta segunda-feira (23). Desta vez, com as fortes chuvas na capital pernambucana, a calha do Hospital transbordou. 

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o ocorrido ao JC. "A água extravasada atingiu uma área não assistencial, em um corredor próximo ao estar médico (sala de repouso) do setor de trauma", afirmou. De acordo com a Secretaria, o problema não atingiu pacientes, funcionários e não prejudicou o atendimento. "O reparo e a higienização do local foram realizados de imediato pela equipe de manutenção e limpeza da unidade". 

##RECOMENDA##

Também foi informado que os trâmites para o lançamento do edital para reforma do Hospital já está quase finalizado. As obras no valor de R$ 9,1 milhão contemplarão a revisão e recuperação de toda a rede elétrica e hidráulica do HR, além de outros serviços. 

 

A Agência Nacional de Águas e Clima (Apac) emitiu um novo alerta de chuvas para a noite desta segunda e madrugada de terça-feira (24). De acordo com a Agência, a Mata Norte, Região Metropolitana e Mata Sul seguem com o indicativo de continuidade das pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte. 

Também houve uma evolução para alerta laranja, de risco moderado a alto, diferentemente do que constava no último aviso de cautela, que era amarelo, de risco moderado. 

##RECOMENDA##

--> Fortes chuvas alagam ruas e deixam o Recife em alerta

A Defesa Civil de Pernambuco também emitiu um novo alerta para que a população das regiões de risco fiquem atentas. Em caso de emergência, o cidadão ou a cidadã deve ligar para o dique 199 ou para a central 24 horas (81) 3181-2490. 

Já no Recife, o plantão 24h é pelo 0800 081 3400. A ligação é gratuita. 

O Inmet também emitiu alerta de chuvas para a semana, de 23 a 28 de maio, que "serão persistentes no leste da Região Nordeste do Brasil, sendo que os maiores totais poderão ser registrados, principalmente nos litorais entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte". No entanto, as chuvas devem ser fracas no interior da região, mas não se descarta acumulados elevados na Zona da Mata e Agreste. 

[@#video#@]

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulherPE) está com o edital para seleção de 64 projetos de ONGs (Organizações Não-Governamentais) com recorte de gênero, raça/etnia, prevenção das violências, formação, emprego e empreendedorismo para mulheres. As organizações têm até, às 10h, do dia 1º de junho para apresentar as propostas. Serão investidos R$ 3,2 milhões para 64 beneficiados.

O edital vai favorecer a autonomia produtiva e econômica das mulheres com foco na economia solidária, empreendedorismo e empoderamento socioeconômico das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A iniciativa pretende fortalecer as políticas públicas para as mulheres do campo e das águas com cursos de formação para as lideranças comunitárias de mulheres para o enfrentamento da violência de gênero, entre outros trabalhos. 

##RECOMENDA##

“Esse edital é importante para avançarmos na descentralização da política pública fazendo com que as ações cheguem às mulheres de acordo com as necessidades locais”, esclarece a secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira.

Poderão participar do certame as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), assim consideradas aquelas definidas pelo art. 2º, inciso I, alínea "a", da Lei nº 13.019, de 2014 (com redação dada pela Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015), entidades privadas sem fins lucrativos (associação ou fundação) que não distribuam entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades.

Após o anúncio da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) sobre as pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte na Mata Norte, Região Metropolitana e Mata Sul de Pernambuco, começou a aparecer com intensidade. 

No alerta, a Apac detalhou que os maiores volumes de chuvas deveriam ocorrer nesta segunda-feira (23). "Instabilidades associadas à passagem de uma frente fria, está causando formação de um canal de umidade entre o Oceano Atlântico e o Leste do Nordeste, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva entre moderada a forte".

##RECOMENDA##

[@#video#@]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta até a terça-feira (24), informando a possibilidade do acúmulo de até 100 milímetros em até 24 horas.

Para se proteger das fortes chuvas, o órgão indica evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, se possível, e proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos em casos de inundações. 

[@#galeria#@]

[@#podcast#@]

A partir de 26 de maio, o Burger King começa a vender o combo “Stranger Menu”, inspirado na série Stranger Things da Netflix. O cardápio especial marca o lançamento da quarta temporada, que estreia na próxima sexta (27).

O combo consiste em Waffle Burger ( dois waffles salgados, hambúrguer, queijo, molho stacker e anéis de cebola frita) + Batata Hellfire (batata frita com bacon e molho furioso) + Sundae Demogorgon (sorvete de baunilha com calda de cereja). O combo inclui ainda um brinde, tatuagens temporárias em embalagens personalizadas no tema da série. 

##RECOMENDA##

Pelo aplicativo do BK, o cliente terá acesso ao menu especial virando o celular de cabeça para baixo. E as lojas físicas da Av. Paulista, 633 e da Praça Panamericana, 21 estarão decoradas na temática de Stranger Things.

Em 2019, o Burger King também lançou o “Whooper Invertido”, um de seus sanduíche mais famosos montado de cabeça para baixo, em comemoração à terceira temporada da série. 

A edição limitada, sujeita à disponibilidade de estoque. 

Por Maria Eduarda Veloso

 

A Vara da Fazenda Pública do Paulista acatou pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou a demolição de uma construção irregular utilizada como parque de vaquejada clandestino, no interior do Parque Natural Municipal da Mata do Frio.

Conforme a decisão, proferida na última quarta-feira (18), a prefeitura do Paulista deverá promover, no prazo de 15 dias úteis, a demolição de toda a estrutura, incluindo construções e cercas usadas para delimitar a área desmatada no Parque Natural Municipal da Mata do Frio.

##RECOMENDA##

Além disso, a Justiça também determinou ao Comando Geral da Polícia Militar que providencie, sempre que solicitado pelo município, o apoio policial a qualquer demolição administrativa no interior da área de preservação, a fim de assegurar a ordem e segurança dos envolvidos e enfrentar eventuais flagrantes de crimes.

A promotora de Justiça Mirela Iglesias ressaltou que o pedido de tutela de urgência formulado pelo MPPE visa compelir o poder público a adotar providências para conter a degradação ambiental causada pela construção de uma estrutura clandestina dentro da área de preservação.

Em fiscalizações realizadas no local, a Prefeitura do Paulista e a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente confirmaram que a área estava sendo utilizada para a realização de vaquejadas desde março de 2022.

A Mata do Frio foi alçada a condição de área protegida em 2015. Foto: Prefeitura do Paulista.

Da assessoria do MPPE

Um casal foi preso em flagrante delito acusado de matar a própria filha de apenas um ano. O crime aconteceu no último domingo (22), em Panelas, Agreste de Pernambuco.

Segundo a Polícia Civil, a vítima teria sido agredida pelos pais com uma base de armário. A criança foi socorrida pelos suspeitos para uma unidade hospitalar local, sendo transferida posteriormente para um hospital de Caruaru, mas não resistiu e veio à óbito.

##RECOMENDA##

Os acusados foram autuados por homicídio consumado e violência doméstica, sendo levados para a Delegacia de Garanhuns, Agreste do estado. No local, os procedimentos cabíveis foram realizados e eles estão à disposição da Justiça para audiência de custódia.

 

Entre os dias 23 e 29 de maio, o Recife terá vacinação itinerante contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento, em 25 locais das zonas Sul e Oeste da cidade. Os bairros contemplados pela campanha de imunização são Cohab, Afogados, Cordeiro, São José e Nova Descoberta.

A partir desta segunda-feira (23), trabalhadores da Secretaria de Saúde do município vão realizar busca ativa das crianças entre cinco e 11 anos e de pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a primeira ou segunda dose de reforço.

##RECOMENDA##

Durante as atividades, as equipes da secretaria fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora. Para receber a vacina, os moradores precisam ter um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

Confira a programação completa:

VACINAÇÃO 12+ E INFANTIL:

SEGUNDA-FEIRA (23)

• USF Alto da Bela Vista: Rua Dermeval Lobão, 672, Ibura (das 8h às 15h)

TERÇA-FEIRA (24)

• USF Rio da Prata: Rua Rio da Prata, 455, Ibura (das 8h às 15h)

QUARTA-FEIRA (25)

• Comunidade Nossa Senhora: Rua 19 de Abril, s/n, Poço da Panela (das 8h às 12h)

• Associação dos moradores do Alto Antônio Félix: Rua Antônio Félix, 105, Nova Descoberta (das 8h às 13h)

• USF Lagoa Encantada: Rua Dr. Benigno Jordão de Vasconcelos, s/n, Cohab (das 8h às 15h)

QUINTA-FEIRA (26)

• Comunidade Vasco da Gama: Avenida Vereador Otacílio Azevedo, 1000, Vasco da Gama (ponto de referência: ao lado da delegacia do bairro) (das 8h às 13h)

• USF Parque dos Milagres: Rua Cantora Clara Nunes, s/n, Barro (das 8h às 15h)

SEXTA-FEIRA (27)

• Mercado da Encruzilhada: Rua Dr. José Maria, 200, Encruzilhada (das 8h às 16h)

• Comunidade do Córrego do Euclides: Largo Córrego do Euclides, s/n, Córrego do Euclides (ponto de referência: próximo à Padaria Tropical) (das 8h às 13h)

SÁBADO (28)

• Mercado da Encruzilhada: Rua Dr. José Maria, 200, Encruzilhada (das 8h às 16h)

• Mercado de Casa Amarela: Rua Padre Lemos, 94, Casa Amarela (das 8h às 12h)

• Comunidade Vasco da Gama: Rua Vasco da Gama, 503, Vasco da Gama (ponto de referência: salão da Paróquia São Sebastião) (das 8h às 13h)

• Comunidade Água Viva: Rua Major Silva Castro, 84, Jordão Baixo (das 8h às 15h)

DOMINGO (29)

• Policlínica Salomão Kelner: Estrada Velha de Água Fria, 1652, Água Fria (das 8h às 16h)

• USF UR-02: Avenida Santa Fé, 240, Cohab (das 8h às 15h)

VACINAÇÃO EXCLUSIVAMENTE 12+:

TERÇA-FEIRA (24)

• Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano: Av. Desembargador Guerra Barreto, s/n, Ilha Joana Bezerra (das 8h às 14h)

• Comunidade Escorregou Tá Dentro: Avenida Maurício de Nassau, s/n, Cordeiro (ponto de referência: Habitacional Alfredo Martins) (das 8h às 12h)

• Instituto Solidare: Rua Alcântara, 170, Coqueiral (das 9h às 15h)

QUARTA-FEIRA (25)

• Associação de Moradores da Travessa do Gusmão e Sérgio Loreto: Travessa do Gusmão, 91, São José (das 8h às 13h)

SÁBADO (28)

• UBT José Dustan: Avenida Maurício de Nassau, s/n, Iputinga (das 8h às 16h)

DOMINGO (29)

• Creche Municipal Paulo Guerra: Rua Engenho Canto Alegre, 123, Imbiribeira (das 8h às 15h)

VACINAÇÃO EXCLUSIVAMENTE INFANTIL:

SÁBADO (28)

• USF Coelhos II: Rua Dr. José Mariano, 699, Coelhos (das 8h às 16h)

• Comunidade Souza Luna: Rua Aprígio Alves, 32, Afogados (ponto de referência: Igreja de Deus Missão da Paz) (das 8h às 15h)

• Escola Municipal Abílio Gomes: Rua Bruno Veloso, s/n, Boa Viagem (das 8h às 15h)

DOMINGO (29)

• USF São José do Coque: Avenida Central, 10, Ilha Joana Bezerra (das 8h às 16h)

Um bebê de três meses foi encontrado morto dentro de casa, na Zona Rural de Aliança, Mata Norte de Pernambuco. Os pais teriam confessado que haviam consumido drogas e deixado ele sob os cuidados dos outros três filhos.

A Polícia Militar (PM) foi acionada após receber uma denúncia nesse sábado (21) e autuou os pais em flagrante. Eles foram indiciados por abandono de incapaz.

##RECOMENDA##

Conforme a equipe que atendeu à ocorrência, a mulher, de 31 anos, e o homem, de 21, confessaram que usaram drogas e deixaram as crianças em casa. Quando voltaram, o bebê estava morto.

"O casal teria consumido bebida alcoólica e usado entorpecentes durante todo o dia e saiu de casa, deixando quatro filhos sozinhos", comunicou a Polícia Civil..

As idades das outras três crianças não foram reveladas. Elas foram acolhidas pelo Conselho Tutelar. O corpo do bebê foi encaminhado ao Instituto Médio Legal (IML), no Recife, que vai investigar a causa da morte.

Os pais foram levados à Delegada de Goiana, onde ficaram à disposição da Justiça.

A Avenida Boa Viagem, na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, abriu passagem para as famílias formadas pela adoção darem seus recados neste domingo (22). Cheia de cores e alegria, a 10ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção veio celebrar e lembrar que o 25 de maio, Dia Nacional da Adoção, também é dia de luta para que mais crianças tenham o direito de viver em família e em segurança garantidos.

“Cada edição tem as suas emoções e a de hoje foi a primeira, depois da pandemia. Hoje, as pessoas estavam felizes em participar desse momento de confraternização. A caminhada tem o objetivo de desmistificar o que é a adoção. E se a sociedade entende o que é, ela se abre para a adoção. Lutamos pela possibilidade de famílias para todas as crianças e adolescentes. Ser pai adotivo e mãe adotiva é um privilégio. Adoção é um orgulho que temos que ostentar’, conta a psicóloga e vice-presidente do Grupo de Apoio à Adoção do Recife (Gead), Suzana Schettini. 

##RECOMENDA##

"Foi lindo ver todo o colorido, de cores fortes, de cores da bandeira do Leão do Norte, tomar conta da avenida de forma unidas de vozes algumas vezes tímidas e outras de entusiasmo contagiante. Missão mais que cumprida de falar alto sobre adoção, sobre afeto, sobre união, sobre crianças e seus direitos. Nossa 10ª caminhada superou nossas expectativas, mesmo com aquele gostinho de podemos fazer mais. Só temos que agradecer a todos que estiveram conosco neste momentos especial, todos apoiadores que fizeram com que a caminhada estivesse com toda força, neste rugido do leão pela causa adotiva. Somos muitos, somos diversos, somos unidos e crescemos no respeito às singularidades com afeto necessário e primordial nas relações humanas quer pela parentalidade ou não. Abrimos a semana da adoção de forma brilhante com essa caminhada", disse o presidente do Gead Recife, Valdemir Rodrigues.

 No final da tarde deste sábado (21), uma verdadeira multidão tomou as ruas do centro do Recife protestando por novas políticas de drogas. Para a coordenação da  Marcha da Maconha, o combate às drogas do jeito que é feito no país atinge mais a população negra que sofre com o genocídio e o encarceramento em massa.

Concentrados na Praça do Derby desde às 14h, os manifestantes saíram pela área central da capital pernambucana às 17h30. De forma pacífica, não houve nenhum confronto entre os protestantes e a Polícia Militar, que acompanhou toda a passeata e ajudou no ordenamento do trânsito junto com agentes da CTTU.

##RECOMENDA##

Riso Araújo, 33 anos, fala da importância da legalização para auxiliar as pessoas que sofrem com epilepsia, ansiedade e outros problemas. A filha dela, Rayssa Vitória, 8 anos, faz uso do óleo do canabidiol para controlar, principalmente, as crises epiléticas. "Minha filha tinha até 23 crises por dia. Com o uso da maconha ela passou a ter duas, e de vez em quando. A maconha salva vidas, como fez com a minha filha", revela.  Ela pede que as pessoas abram mais a mente e parem com o preconceito contra a erva. "Elas não devem esperar que aconteça algo com algum familiar para conhecer e ser antiproibicionista. A maconha é apenas uma planta", assevera.

Thiago Oliveira, 29 anos, participa do ato político há 6 anos. Para ele, só nas ruas é que as coisas podem mudar. "A gente tem que estar aqui, enquanto sociedade civil, pedindo por mudanças e melhorias. Na minha visão, a marcha serve para que possamos mostrar as nossas indignações e anseios. Acredito que as políticas de drogas atuais são muito defasadas e não representam a realidade", pontua. 

Aperte o Verde Contra o Fascismo: A nossa luta é pelo bem viver” foi o lema da caminhada. A Marcha da Maconha completa 15 anos de luta pela pela legalização da Cannabis sativa. Desde 2008, o movimento realiza passeatas, atos e eventos culturais.

Fórum LGBT de Pernambuco faz chamamento para votação do projeto de lei na Câmara do Recife, na próxima segunda-feira (23), que institui o Conselho LGBTI+ do Recife. A proposta é do prefeito João Campos (PSB) e, se aprovada em primeira e segunda discussão na Casa de José Mariano, já seguirá para publicação no Diário Oficial do município. 

O Fórum chamou a população para ocupar as galerias do plenário com “bandeiras, corpos e corpas para este momento”

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando