Esportes

| Geral

Melhor time da NBA no momento, o Phoenix Suns venceu o Utah Jazz por 105 a 97, em Salt Lake City, pela rodada de quarta-feira (26) da temporada regular, e chegou à oitava vitória seguida. Devin Booker comandou a vitória do time visitante com um "double-double" (dois dígitos em dois fundamentos) de 43 pontos e 12 rebotes, se tornando assim o primeiro armador da franquia a conseguir ao menor 40 pontos e 12 rebotes em um jogo.

O Jazz novamente não contou com os lesionados Donovan Mitchell e Rudy Gobert, tendo em Jordan Clarkson (26 pontos) o principal pontuador na partida. O time de Salt Lake City conseguiu ter um bom aproveitamento no perímetro (12 de 30 contra 7 de 18), mas os Suns aproveitaram a ausência do pivô francês para dominar a área pintada e levar a batalha em rebotes (44 a 39) e pontos no garrafão (50 a 38).

##RECOMENDA##

Agora com 38 vitórias e apenas nove derrotas, os Suns seguem com boa vantagem, de 3,5 jogos, para o Golden State Warriors na batalha pela liderança da Conferência Oeste e de toda a NBA. Já o Jazz, com 30 triunfos em 49 partidas, ficou estacionado na quarta colocação da mesma conferência.

No Leste, o líder da conferência segue em ótima fase. Jogando na FTX Arena, em Miami, o Miami Heat recebeu o New York Knicks e venceu com muita autoridade o rival por 110 a 96. A franquia da Flórida impôs o seu ritmo, dominou do início ao fim e não deu qualquer chance ao time de Nova York.

Nas atuações individuais, o Heat teve quatro jogadores com mais de 20 pontos. Foram eles: Duncan Robinson, o cestinha (25 pontos), sendo 7 de 11 nas bolas de três, o astro Jimmy Butler (22 pontos, seis rebotes e cinco assistências), PJ Tucker (20 pontos) e o reserva de luxo Tyler Herro (21 pontos, seis rebotes e quatro assistências). Além deles, ênfase para as 11 assistências do pivô Bam Adebayo.

Pelo lado dos Knicks, o suplente Obi Toppin, com 18 pontos, foi o maior pontuador, ilustrando a péssima atuação da equipe. Além dele, a franquia nova-iorquina não contou com grande brilho, mas RJ Barrett (17 pontos) e Immanuel Quickley (12 pontos e sete assistências) contribuíram com mais de dois dígitos também. Astro do time, Julius Randle foi bem marcado, decepcionou e terminou a noite com 11 pontos, seis rebotes e quatro assistências.

Na tabela de classificação, o Heat segue na ponta do Leste com uma campanha de 31 vitórias e 17 derrotas. Já os Knicks ainda não decolaram e permanecem fora da zona de "play-in", no 11.º lugar, com um retrospecto negativo de 23 triunfos em 49 jogos.

Confira a rodada de quarta-feira da NBA:

Cleveland Cavaliers 115 x 99 Milwaukee Bucks

Indiana Pacers 126 x 158 Charlotte Hornets

Orlando Magic 102 x 111 Los Angeles Clippers

Atlanta Hawks 121 x 104 Sacramento Kings

Miami Heat 110 x 96 New York Knicks

Brooklyn Nets 118 x 124 Denver Nuggets

Chicago Bulls 111 x 105 Toronto Raptors

San Antonio Spurs 110 x 118 Memphis Grizzlies

Utah Jazz 97 x 105 Phoenix Suns

Portland Trail Blazers 112 x 132 Dallas Mavericks

Confira a rodada de quinta-feira da NBA:

Philadelphia 76ers x Los Angeles Lakers

Golden State Warriors x Minnesota Timberwolves

Eliminado da atual temporada da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, com a derrota do Tampa Bay Buccaneers para o Los Angeles Rams no último domingo, o quarterback Tom Brady, de 44 anos e um dos maiores astros do esporte, revelou que sua família - a esposa brasileira Gisele Bündchen e seus filhos - terão papel importante na decisão de parar ou não de jogar profissionalmente.

"Ela (Gisele) se machuca ao me ver tomar pancadas aqui fora. E ela merece o que precisa de mim como marido e meus filhos merecem o que precisam de mim como pai. Eu me divirto muito jogando futebol. Eu amo isso. Mas, sem jogar futebol, eu também tenho muita alegria agora, com meus filhos ficando mais velhos e vendo o desenvolvimento e o crescimento deles. Então, tudo isso precisa ser considerado. E será", afirmou Brady, em entrevista ao podcast Let’s go, do jornalista americano Jim Gray.

##RECOMENDA##

"Vou passar algum tempo com eles e dar-lhes o que eles precisam porque eles realmente me deram o que eu preciso nos últimos seis meses para fazer o que eu amo fazer. Eu disse isso há alguns anos, é o que são os relacionamentos. Nem sempre é o que eu quero. É o que queremos como família. E eu vou passar muito tempo com eles e descobrir no futuro o que vem a seguir", completou.

O projeto familiar de Brady, porém, não será seu único ponto de decisão sobre a aposentadoria. O quarterback só quer seguir na ativa caso ainda possa ajudar os Buccaneers. "O time não merece nada menos que o meu melhor. E se eu não me sentir comprometido a isso, ou se eu não puder jogar em um nível para brigar pelo título, então preciso dar a chance de outro jogar. Você sabe, vamos ver", disse.

Brady falou ainda que não há pressa para tomar uma decisão sobre seu futuro e o técnico Bruce Arians disse na última segunda-feira que nenhum cronograma foi definido. A equipe da Flórida expressou um forte desejo de que o astro continue, mas o encorajou a levar todo o tempo que precisar e analisará planos de contingência caso ele decida não jogar mais.

"Por mais desafiadora que tenha sido a temporada, fiquei feliz por ter jogado e por ter participado, porque estou vivendo minha vida e não estou apenas contando os dias. Então, meus dias são significativos para mim. Vou tentar mantê-los significativos para mim. E, você sabe, enquanto isso eu vou fazer o melhor que puder para aproveitar, você sabe, o tempo que eu não tenho jogando futebol. Porque isso é igualmente importante", finalizou.

A faca encontrada no gramado da Arena Barueri, na noite de sábado, durante a invasão de torcedores do São Paulo nos acréscimos do segundo tempo da partida com o Palmeiras, pela semifinal da Copa São Paulo de Juniores, foi atirada das arquibancadas. É o que aponta investigação inicial realizada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) com base em depoimentos e imagens de TV e celulares.

"No instante da invasão, alguns objetivos foram arremessados em campo. Depois de muito analisar, recorrer a imagens da TV, torcedores e as próprias câmeras do estádio, ouvir arbitragem e atletas, nós conseguimos perceber que essa faca foi arremessada no gramado junto com os outros objetos", informou o delegado Cesar Saad, da Drade.

##RECOMENDA##

Ele disse que o próprio árbitro da partida, Matheus Delgado Candançan, apresentou a ele uma imagem que mostrou a faca sendo atirada no gramado. O artefato estava dentro de uma marmita de plástico.

Saad ressaltou que cabe à polícia apurar como a faca entrou no estádio, quem fez e como foi feita a revista. "Agora cabe à Polícia Civil identificar quem atirou essa marmita."

O Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0 e se classificou para a final da Copinha. Na terça, a decisão do título será um clássico com o Santos. O horário e local da partida ainda não foram confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

O ex-lutador de MMA (artes marciais mistas) Maiquel Falcão, conhecido como Big Rig, foi morto a facadas na madrugada deste domingo (23), em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Ele foi encontrado ferido em frente a um bar e chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no hospital. Ele tinha 40 anos. 

Segundo a Polícia Civil, Maiquel sofreu dois ferimentos no abdômen e foi encontrado ao lado de garrafas quebradas. Em entrevista ao G1, o delegado Felix Rafanhim afirmou não haver testemunhas do ocorrido e disse que as motivações do crime estão sendo investigadas. 

##RECOMENDA##

Maiquel Falcão, o Big Rig, tinha um cartel de 60 lutas no MMA profissional, com 40 vitórias e 20 derrotas. Seu último compromisso foi em outubro de 2021, pelo Serbian Battle Championship 36, quando foi nocauteado por Nemanja Uverić. O ex-lutador tinha também um histórico de envolvimento com brigas. O atleta chegou a ser preso por conta de um processo a que respondia por causa de uma briga em 2002. De acordo com o canal Combate, em 2011 ele foi demitido do UFC por problemas judiciais.

A cidade de Pequim anunciou, neste domingo (23), que testará hoje todos os habitantes de um bairro, após a descoberta de um foco de covid-19, menos de duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno na capital chinesa.

A cidade relatou o primeiro caso da variante altamente contagiosa ômicron no último fim de semana em uma pessoa que recebeu uma carta do Canadá, que as autoridades disseram ter vestígios do vírus.

##RECOMENDA##

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera baixo o risco de infecção por superfícies contaminadas.

Um segundo surto está ligado à cepa delta do coronavírus. O bairro afetado é o de Fengtai, localizado ao sul de Pequim.

Como medida preventiva, os cerca de dois milhões de habitantes do distrito vão ser testados neste domingo, indicou a prefeitura, que proíbe a saída de pessoas em risco de Pequim.

"Devemos fazer todos os esforços para conter a propagação (do vírus) o mais rapidamente possível, tomando medidas firmes, rigorosas e decisivas", justificou perante a imprensa um responsável, Xu Hejian.

Desde o último fim de semana, cerca de quarenta casos de covid foram identificados em Pequim, a maioria da cepa delta.

- Desconfinamento em Xi'an -

As autoridades aplicam desde o início da pandemia uma estratégia de "covid zero", com restrições aos deslocamentos e confinamentos direcionados, de forma a limitar ao máximo o aparecimento de novos casos.

No entanto, rebotes esporádicos têm ocorrido regularmente nos últimos meses e o país está dobrando sua vigilância com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim (4 a 20 de fevereiro).

O distrito de Fengtai está localizado a cerca de 20 km do local que sediará os eventos olímpicos de esqui freestyle e snowboard.

Fengtai é o bairro onde está localizado o mercado de Xinfadi, que em 2020 havia sido o epicentro de um foco epidêmico anterior.

Traços de vírus em uma tábua de corte de salmão importado foram descobertos neste mercado.

Desde então, a China tem sido particularmente meticulosa com a cadeia de frio, temendo a contaminação com covid-19 por meio de produtos vindos do exterior.

A hipótese de alimentos congelados por trás do surgimento da epidemia no país foi, porém, derrubada pela OMS.

Por sua vez, a cerca de mil quilômetros de Pequim, a cidade de Xi'an (norte) deve suspender seu confinamento na terça-feira, segundo anunciaram no sábado as autoridades locais.

A metrópole foi, no final de dezembro, epicentro da epidemia na China.

Por esta razão, Pequim havia imposto a seus 13 milhões de habitantes as medidas de quarentena mais rígidas desde Wuhan (centro), a primeira cidade do mundo a ser confinada há exatamente dois anos no início da pandemia.

 O ministro dos Esportes da Austrália, Richard Colbeck, avisou o norte-americano Kelly Slater que ele não poderá entrar no país para disputar o Mundial de Surfe caso não tiver se vacinado contra a Covid-19.

A edição de 2022 da competição terá duas etapas em solo australiano, que serão disputadas em Bells Beach, entre os dias 10 e 20 de abril, e em Margaret River, entre 24 de abril e 4 de maio. O torneio está previsto para começar em 29 de janeiro em Pipeline, no Havaí.

##RECOMENDA##

"Não existe nenhuma chance dele entrar, acredito que o Slater sabe as regras. Não importa se você é um surfista, tenista, turista ou qualquer outra pessoa, essas são as regras e elas se aplicam a todos", segundo o político em uma entrevista ao site "The Age".

O recado do ministro australiano ao surfista norte-americano acontece pouco tempo depois do caso envolvendo o tenista Novak Djokovic, que foi deportado do país por não justificar a ausência de vacinação contra o novo coronavírus.

Assim como Djokovic, Slater nunca escondeu sua postura "antivax" e até defendeu o atleta sérvio durante a polêmica do Aberto da Austrália. Na ocasião, o surfista discutiu com diversas pessoas nas redes sociais.

Da Ansa

Quando o assunto é a bola pesada, os brasileiros Ferrão e Amandinha são referência. Os dois jogadores consolidaram ainda mais seus legados ao serem eleito pela terceira e pela oitava vez consecutiva, respectivamente, como os melhores jogadores de futsal do mundo. A indicação, relativa à temporada 2021, veio do tradicional site Futsal Planet, que reúne o veredicto de profissionais do meio e é considerada a principal premiação da modalidade.

Pela seleção brasileira, Ferrão disputou o Mundial da Lituânia, com a organização da Fifa, em que o time nacional terminou no pódio, com a terceira colocação. Individualmente, o pivô foi o artilheiro da competição, com nove gols marcados ao longo da campanha.

##RECOMENDA##

Com a camisa do Barcelona, o atleta conquistou o título da liga espanhola de futsal e levou a equipe catalã até a decisão da Liga dos Campeões da modalidade. O prêmio reitera a grande fase de Ferrão - é o terceiro título de melhor jogador do mundo consecutivo para o brasileiro. Em 2019 e 2020, o pivô também foi o grande vencedor da cerimônia chancelada pelo Futsal Planet, iniciada em 2000.

O Brasil também foi representado por outros dois atletas dentro do Top 10 de melhores jogadores do mundo. O pivô Pito ficou na quarta colocação, enquanto que o fixo Rodrigo figurou na 10.ª posição.

FEMININO - A ala Amandinha liderou pela oitava vez seguida a liderança do ranking entre as mulheres. Desde 2014, a craque se mantém, ininterruptamente, no topo da modalidade mundial. O prêmio do Futsal Planet conta com a categoria de melhor jogadora do mundo desde 2007.

Atualmente no Torreblanca, da Espanha, a brasileira foi eleita a melhor do mundo principalmente pelos seus feitos no clube anterior, o Leoas da Serra. Com a equipe nacional, faturou a Taça Brasil, a Copa do Brasil, a Libertadores da América, a Copa das Campeãs e o Intercontinental.

No Top 10 de melhores atletas de futsal do mundo, o Brasil conta com mais cinco representantes além de Amandinha: Renatinha (quarta colocada), Taty (quinta), Emilly (sexta), Débora (nona) e Luana (10.ª).

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, Troféu José Finkel será realizado pela primeira vez fora de um estado do Sudeste em 2022 e Pernambuco foi o escolhido. No Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, entre os dias 13 e 17 de setembro, os melhores nadadores do País vão disputar a competição. Logo após o Troféu José Finkel, entre os dias 22 e 26 de novembro, será realizado também no Santos Dumont, o Campeonato Brasileiro Juvenil Natação de Verão, o Troféu Carlos Campos Sobrinho, com atletas entre 15 e 16 anos.

Em nota, o secretário executivo de esportes de Pernambuco disse ser uma honra receber as competições e que é também uma forma de demonstrar o preparo do estado para receber competições de grande porte. “Ter o Troféu José Finkel pela primeira vez em Pernambuco mostra a força do nosso Estado em atrair grandes competições e também de revelar grandes talentos para essa modalidade. A força de Pernambuco tem sido destaque em todo o País”, afirmou o secretário Diego Pérez.

##RECOMENDA##

Os dois campeonatos compõem o calendário oficial de competições da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em que atletas, treinadores e equipes buscam as melhores marcas, nas modalidades individuais e de revezamento, para buscar índices para campeonatos internacionais como Pan, Mundial e Olimpíadas, além de compor a seleção brasileira.

Com contrato recém-renovado com o Orlando City, Alexandre Pato entrou em polêmica nesta terça-feira (18) ao postar em apoio ao negacionismo do tenista Djokovic, que foi proibido de disputar o Australian Open por não estar vacinado contra Covid-19. Usando de preconceito, o atacante ainda taxou a doença como “peste chinesa” e a vacina como “picada experimental”. Ele deletou a postagem logo depois.

Em texto publicado nos seus stories, onde chegou a marcar o Instagram do próprio Djokovic, o atacante buscou enumerar feitos de caridade do tenista. Pato disse que Djokovic é um “homem livre” e “herói” a ser seguido no “Movimento de resistência contra o Totalitarismo”.

##RECOMENDA##

Bolsonarista, Pato ainda usou termos xenofóbicos e preconceituosos em alguns trechos de seu texto.

“Ele doou 1 milhão de euros para hospitais sérvios para tratar pacientes com o vírus chinês. Ele doou dinheiro para a Espanha combater a Peste Chinesa”, escreveu em trecho.

Negacionismo para os outros, vacina para mim

Mesmo criticando a vacina e apoiando o negacionismo de Djokovic, Alexandre Pato está vacinado desde abril de 2021 quando foi imunizado nos Estados Unidos.

Confira o post apagado:

Muhammad Ali (1942-2016) completaria 80 anos nesta segunda-feira (17). Ali foi um pugilista estadunidense e recebeu o título de "The Greatest" considerado o melhor pugilista da história do esporte. Em homenagem ao atleta, o LeiaJá preparou uma matéria especial para você conhecer mais sobre a vida e carreira de Ali:

##RECOMENDA##

Muhammad Ali-Haj se converteu ao Islamismo e mudou seu nome para Muhammad Ali, antes disso, o nome de nascimento era Cassius Marcellus Clay Jr.

Ali dizia que a primeira vez em que ouviu falar da Nation of Islam (grupo político e religioso de Detroit) foi quando estava competindo em Chicago por um campeonato de boxe, em 1959. Em 1961, Ali se reuniu pela primeira vez com o grupo e continuou a frequentar as reuniões após isso. Em 1962, Muhammad finalmente se converteu para a religião, isso com forte incentivo de Malcolm X, que viria a se tornar seu mentor espiritual e político.

A atitude de Muhammad repercutiu antes de uma luta, o que fez o evento quase ser cancelado. Além disso, Ali foi considerado o primeiro esportista a aliar esporte e política.

Outro exemplos de forte manifestação de Ali foi antes da luta contra George Foreman, em que Ali se colocou como um lutador da África, enquanto Foreman ficou como um símbolo da alienação negra estadunidense. Este episódio é retratado no filme "Quando Éramos Reis", de 1974. Além disso, Ali entrou para história após negar lutar na Guerra do Vietnã, "Nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra ele?", disse Ali na época.

Em uma operação chamada "Projeto MINARET", a National Security Agency (NSA) monitorou as comunicações de várias personalidades dos Estados Unidos, inclusive Ali, Martin Luther King e outras pessoas que criticavam as ações dos Estados Unidos no Vietnã. Logo em seguida o programa de espionagem foi encerrado e dado como "desonroso, senão totalmente ilegal" pela própria NSA.

Muhammad Ali possui um currículo esportivo de se invejar. Com 56 vitórias (37 nocautes e 19 decisões), cinco derrotas (4 decisões e 1 TKO) e zero empates. Além disso, quatro de suas cinco derrotas vieram após completar 30 anos, sendo seu único TKO, sofrido, em sua penúltima luta como profissional, aos 38 anos.

Muhammad Ali foi considerado, em 1999, "O desportista do século" pela revista Sports Illustrated. Além disso, em 1974 foi considerado o atleta do ano e ganhador do Hickok Belt, importante premiação da época.

Em 1996, Ali foi o acendedor da Pira Olímpica, em Atlanta. No ano seguinte, 1997, recebeu o prêmio Arthur Ashe Courage Award, que é considerado como um reconhecimento à coragem de uma personalidade.

Ali gravou 2 álbuns musicais. O primeiro, I Am the Greatest, foi indicado ao Grammy na categoria Best Comedy Álbum, em 1963. Já o segundo álbum, The Adventure of Ali and His Gang vs. Mr. Tooth Decay, também foi indicado ao Grammy, mas na categoria Best Album for Children, em 1976.

Pênalti! Aos 17 minutos do segundo tempo, o goleiro Eduardo Silva, mais conhecido como Tomate, viu a oportunidade de consagrar a grande partida que vinha fazendo na Copa São Paulo de Juniores pelo modesto Andirá, do Acre, pegando a penalidade diante do Atlético-MG. No entanto, a chance deu lugar às lágrimas ao perceber na placa de substituição que iria ao banco de reservas, de onde viu o adversário converter a batida e seu time ser eliminado do torneio. O pranto do jovem de 18 anos viralizou e, em pouco tempo, a vida do goleiro ganhou novos rumos.

Após o apito final, ainda no vestiário, Tomate recebeu os cumprimentos dos companheiros e da comissão técnica pela atuação de destaque, ficando aliviado por afastar a desconfiança que outrora rondava o ambiente. Ali mesmo foi avisado pelos companheiros que o choro havia sido flagrado pela transmissão da partida e a imagem começava a ser compartilhada na internet.

##RECOMENDA##

"Já havia conversado com o treinador sobre a substituição", revela. "Mas as minhas lágrimas foram mais pelo bom jogo que eu fiz. Eu vinha recebendo muitas críticas, sofrendo com desconfiança. Mas Deus é tão bom que ele honrou um servo dele", louva Tomate, apelido que ganhara ainda na infância pela facilidade com que fica vermelho - inclusive quando chora.

É possível dizer que a vida de goleiro literalmente mudou da noite para o dia. "Eu fiquei sem entender. Fui dormir com mil seguidores e acordei com quase meio milhão", conta o jovem, que tem aproveitado o sucesso meteórico nas redes para mostrar seu lado influencer. Recentemente, Tomate fez jus ao apelido e fechou uma parceria para fazer a publicidade de um hortifruti de Rio Branco, capital acreana. "É essencial para todo o goleiro, previne a visão", diz no vídeo da ação. Outras parcerias com lojas e supermercados já estão em vista.

Apesar de curtir o sucesso repentino fora das quatro linhas, o jovem garante que o foco está em seguir a sua carreira no futebol. Com um histórico de jogadores amadores na família, tentou ser zagueiro, assim como o pai, que atualmente trabalha como entregador em uma empresa de iogurtes. A escolha pela defesa "não deu muito certo", como ele mesmo explica, resolvendo tentar a sorte no gol, posição na qual outros tios também jogaram, todos de forma amadora. Com o sonho de se profissionalizar, começou sua trajetória no mundo da bola aos 12 anos. De lá para cá, passou pelas categorias de base do Rio Branco, Independência FC e Galvez, até chegar no Andirá.

Inspiração - A principal inspiração embaixo das traves é um conterrâneo bastante conhecido: Weverton, goleiro do Palmeiras e da seleção brasileira. O dono da meta alviverde, inclusive, foi uma das pessoas que se comoveram com o choro de Tomate e enviaram uma mensagem positiva ao jovem.

"Foi muito legal. Ele me mandou uma mensagem no Instagram me dando todo apoio e de carinho. Porque, querendo ou não, ele viu aquilo acontecendo com uma pessoa do mesmo lugar de onde ele saiu", diz Tomate. "Gosto muito do jeito dele, sabendo jogar com os pés. Me inspiro nisso."

A edição 2021 foi a primeira na carreira de Tomate, que já disputou duas Copas do Brasil sub-20 e uma sub-17, ambas pelo Galvez. Incentivado pela família, que ainda conta com a mãe, já aposentada, e outros dois irmãos mais velhos, Tomate projeta um dia poder dar uma condição melhor para os pais através do futebol. Para o goleiro, a onda de solidariedade tem um motivo claro. "As pessoas se simpatizam porque sabem que nós estamos ali pelo nosso sonho de mudar a vida de nossas famílias."

Adversário na ocasião, o Atlético-MG publicou em sua conta no Twitter que convidou Tomate para um período de testes no CT do clube, em março. O diretor de futebol do Andirá, Civaldo Nery, confirmou a informação, mas como as boas defesas fizeram o goleiro se valorizar após a Copinha, o destino do jogador pode ser outro. Segundo o dirigente, o Botafogo fez uma oferta oficial pelo atleta.

Nery também disse estar "muito feliz" com a repercussão que o Andirá recebeu na Copinha, mesmo sem os resultados esportivos. O dirigente conta que a equipe foi de ônibus de Rio Branco até Lins, cidade onde ficou instalada, em uma viagem que durou cerca de dois dias. Apesar da hospedagem e alimentação serem da Federação Paulista Paulista (FPF), a diretoria teve que arcar com as despesas de outros cinco atletas que levaram a mais, além dos gastos no trajeto. O esforço é refletido no barulho que o clube vem fazendo nas categorias de base no Acre, mesmo sem muitos recursos.

"O Andirá, em si, não tem nem campo para treinar. Isso em todas as categorias. Tudo que conseguimos é através da ajuda de nossos patrocinadores, desde água a gelo", conta. Apesar das dificuldades, o Andirá já conseguiu alcançar algum sucesso no futebol local. "Quando eu assumi, há sete meses, o nosso projeto era conseguir galgar algo em dois anos. Mas, em seis meses de trabalho, a gente conseguiu ser campeão do sub-20, sub17, vice do sub-11 e semifinalista do sub-15."

Mudança da discórdia - Após a fatídica substituição que colocou Tomate no banco de reservas, internautas se apressaram para culpar o treinador do sub-20 do Andirá, Kinho Brito, pelo choro do jovem. O que poucos sabem é que tudo já estava programado. O treinador conta que tinha como objetivo dar oportunidade ao maior número de atletas durante a competição, principalmente na partida contra o Atlético-MG, que estava sendo televisionada.

"Estava combinado que o Tomate jogaria um tempo, e o Carlos, o reserva, o outro", diz o técnico. "Quando surgiu o pênalti para o Atlético, vi a oportunidade de colocar ele (Carlos) por se tratar de um exímio pegador de penalidades no nosso clube", explica.

A ferocidade dos haters tão logo chegou ao comandante do Andirá. Horas após o jogo ele publicou um vídeo explicando o motivo da troca. Tomate, por sua vez, demonstrou respeito pelo treinador, pedindo aos seus seguidores que parassem de atacar o profissional. No fim, ambos os goleiros tiveram um final feliz na história. Se Tomate surfa na onda de seus seguidores, Carlos tem um acordo de empréstimo encaminhado com o Fluminense, revela Kinho.

Rayssa Leal e Pâmela Rosa proporcionaram fortes emoções neste domingo (16), durante a decisão STU Street de Criciúma, primeira etapa do circuito nacional da categoria. Em uma disputa intensa, a adolescente maranhense ficou com o título após ultrapassar a pontuação de Pâmela na última tentativa de manobra da competição. Gabriela Mazetto ficou com o terceiro lugar.

"O STU tem uma vibe muito incrível. Estou super feliz de estar aqui com todo mundo reunido, estar aqui com meu pai. Obrigado mãe, obrigado pai, por me apoiarem sempre. Obrigado a todos, obrigado pela vibe e 'é nóis'", comentou Rayssa em entrevista ao programa Esporte Espetacular.

##RECOMENDA##

Oito skatistas participaram da final para a formação de um top 4 que define a chamada superfinal, disputada logo na sequência. Rafaela Murbach, Virgínia Fortes Água, Giovana Dias e Karen Feitosa foram eliminadas, enquanto Rayssa Leal, Gabi Mazetto, Pâmela Rosa e Marina Gabriela avançaram.

Debaixo de um sol forte em Criciúma, já perto do meio-dia, as super finalistas protagonizaram uma competição acirrada, definida apenas na última manobra. Pâmela Rosa roubou a liderança de Rayssa na bateria final, ao fazer uma volta avaliada em 4,82 e somar 14,08 no total, mas dependia de uma pontuação baixa da jovem de 14 anos para vencer.

Então, Rayssa foi para sua última tentativa, acertou a manobra no corrimão e recebeu a nota 4,32. Com isso, somou 15,24 e passou Pâmela para conquistar o título.Gabi Mazetto ficou em terceiro, com 9,38, e Marina Gabriela terminou em quarto, com 8,87.

FINAL MASCULINA - Na disputa masculina, o título ficou com Lucas Rabelo. Vice-campeão mundial na Super Crown de Jacksonville, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali e campeão do STU Open Rio no ano passado, o cearense iniciou 2022 com mais uma excelente apresentação, motivo de muita comemoração.

"Comecei o ano como eu gostaria, primeiro campeonato do ano e já ser campeão. É maravilhoso sentir o calor da galera", disse o skatista em entrevista após a vitória. "Eu venho focado no meu skate, buscando evolução, para ter oportunidade de ganhar campeonatos e estar sempre preparado. Consegui achar manobras diferentes, achar obstáculos legais para conseguir fazer as manobras", completou.

A conquista veio após uma disputa equilibrada na superfinal. Rabelo conseguiu uma nota 8,81, a mais alta do evento, e quase foi alcançado por Wilton Souza, que fez 8,21. No fim das contas, somou 23.33 na pontuação final e ficou em primeiro lugar, seguido por Wilton em segundo, Eduardo Neves em terceiro e João Lucas "Xuxu" em quarto. Julio Zanotti, Vinícius Costa, Douglas Molocope e Luiz Neto também disputaram a final e foram eliminados na formação do top 4.

Depois das definições dos vencedores do feminino e do masculino do street, o próximo final de semana está reservado para a disputa do STU Park. A modalidade conta com mais estrelas do skate, como Pedro Quintas, Isadora Pacheco, Dora Varela e Yndiara Asp.

No próximo dia 29 começa a temporada 2022 da WSL, a Liga Mundial de Surfe. E com ela, o atual segundo colocado do ranking mundial, o brasileiro Filipe Toledo, promete vir ainda mais forte esse ano. A primeira etapa acontece na praia de Pipeline, no Havaí. Para essa nova edição, a organização do campeonato trouxe algumas novidades.

Depois de um 2021 fantástico, terminando o ano na segunda colocação do ranking mundial, o brasileiro, um dos candidatos ao título nessa temporada, falou sobre as expectativas para 2022. "As expectativas são as melhores, estou me sentindo bem, estou com o apoio dos melhores, minha equipe, meus patrocinadores. Pretendo começar o ano com o pé direito e bons resultados para chegar ao Top 5 novamente", afirmou Filipe.

##RECOMENDA##

Fora das competições, o ano também foi espetacular para o surfista brasileiro. Em 2021, ele promoveu o Filipe Toledo Kid’s on fire, um circuito voltado para as categorias de base do surfe, em Ubatuba (SP), com duas etapas, uma em setembro e outra em dezembro. Além disso, o vice-campeão mundial também lançou um curta-metragem, gravado após uma etapa da WSL no México, na região de Salinas Cruz.

Para repetir a receita do sucesso no ano anterior e alçar voos ainda maiores nesta temporada, o surfista disse qual foi o ponto chave para a sua evolução no esporte e o que pretende manter para alcançar os seus objetivos. "Eu acho que a minha naturalidade, minha forma leve de levar as coisas e saber dividir o que me faz mal e o que não vai me fazer mal. Eu consegui fazer isso muito bem ano passado e acredito que esse ano eu também vou conseguir. Estou muito bem, tem tudo para ser mais um ano incrível", explicou.

Com algumas mudanças no calendário e no formato, feita pelos organizadores, a disputa pelo título pode ficar ainda mais acirrada. Pela primeira vez, homens e mulheres terão o mesmo calendário, além de um corte entre os surfistas no meio da temporada. Depois da conclusão da quinta etapa, o campeonato masculino terá uma redução de 36 para 24 surfistas. Os eliminados vão disputar uma divisão de acesso à elite, com oito etapas, que vai se chamar "Challenger Series".

A World Surf League terá 10 etapas em sete países diferentes em 2022, com as finais previstas para acontecer em setembro.

A seleção brasileira de futsal já tem os seus representantes para a edição de 2022 da Copa América. O técnico Marquinhos Xavier montou o grupo de 15 atletas e divulgou a lista de nomes para defender o título no Paraguai, nova sede do torneio - seria no Brasil, mas a CBF pediu a mudança por causa do aumento de casos de Covid-19 no país nas últimas semanas -, e buscar a 11.ª conquista na história.

Esta convocação abre a temporada 2022 do futsal. O grupo conta somente com atletas que atuam em clubes do exterior na modalidade, conforme justificou Marquinhos Xavier.

##RECOMENDA##

"É uma escolha em função do ciclo de treinamentos que realizamos em dezembro, que envolveu algumas avaliações, e elas evidenciaram que havia um desgaste muito grande dos jogadores em final de temporada. Isso serviu como um parâmetro para a gente. Os atletas necessitavam de um período de férias. Estamos respeitando o cronograma do Brasil e, por isso, optamos por atletas que estão em atividade pela Europa, já que eles estão em meio de temporada", afirmou o técnico.

"Por mais que exista um consenso dos atletas e que eles treinem nas férias, estamos falando de ritmo de jogo. Entraremos em uma competição importante e eles precisam estar em ritmo de jogo. E isso nós não vamos conseguir só com treinamentos", declarou.

A seleção de futsal se apresenta neste sábado e, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Gramado e o apoio da Rede Laghetto de hotéis, fará a preparação na cidade da Serra Gaúcha. O grupo fica até o próximo dia 26 em Gramado e tem o dia seguinte como previsão de chegada ao Paraguai. A Copa América começa no dia 29 e tem a decisão marcada para 6 de fevereiro.

O Brasil é o maior vencedor da competição, com 10 títulos em 12 edições, e é o atual campeão. O último torneio foi disputado em 2017, na cidade de San Juan, na Argentina, e o time brasileiro bateu os donos da casa na decisão pelo placar de 4 a 2 para ficar com o troféu.

Confira a lista de convocados do Brasil:

Goleiros - Guitta (Sporting Lisboa-POR), Roncáglio (Benfica-POR) e Léo Gugiel (Tyumen-RUS);

Fixos - Rangel (Kairat-CAS) e Marlon (Palma-ESP);

Alas - Daniel (Eléctrico-POR), Arthur (Benfica-POR); Felipe Valério (ElPozo-ESP), Bruno (Ukhta-RUS), Marcênio (Barcelona-ESP) e Matheus (Barcelona-ESP);

Pivôs - Bruno Taffy (Tyumen-RUS), Rafa Santos (ElPozo-ESP), Ferrão (Barcelona-ESP) e Pito (Barcelona-ESP).

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, sugeriu nesta sexta-feira (7) um eventual cancelamento do Rali Dakar, realizado na Arábia Saudita, após a explosão de um veículo em um possível "ataque terrorista" em 30 de dezembro.

"Achamos que talvez valesse a pena desistir desse evento esportivo. Os organizadores decidiram mantê-lo", disse Le Drian em entrevista à televisão BFMTV e à rádio RMC.

##RECOMENDA##

"Neste caso, temos que ser muito cuidadosos, pelo menos para pôr em prática suficientes e reforçados dispositivos de proteção. Acho que fizeram isso, mas, de qualquer modo, a questão permanece em aberto", acrescentou.

O chefe da diplomacia francesa afirmou que "talvez tenha havido um atentado terrorista contra o Dacar" e pediu "mais transparência" às autoridades sauditas.

Os fatos remontam a 30 de dezembro, em Jidá (centro-oeste da Arábia Saudita), quando um veículo ocupado por cinco franceses sofreu uma explosão. Seu motorista, Philippe Boutron, de 61 anos, ficou gravemente ferido e foi repatriado para a França.

Na terça-feira (4), a Procuradoria nacional antiterrorista francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar sobre a explosão por "tentativa de homicídio em conexão com um grupo terrorista". A investigação será conduzida pelo serviço de Inteligência DGSI.

Embora as autoridades sauditas tenham descartado no sábado (1º) a hipótese de um ato criminoso e descrito o ocorrido como um "acidente", a organização da prova e a Chancelaria francesa não descartaram a primeira possibilidade.

"Já houve ações terroristas na Arábia Saudita contra interesses franceses", disse o ministro das Relações Exteriores.

Em outubro de 2020, um guarda do consulado da França em Jidá foi ferido em um ataque a faca. Duas semanas depois, um atentado na mesma cidade deixou dois feridos durante a cerimônia de armistício da Primeira Guerra Mundial. Participavam do evento diplomatas ocidentais, principalmente franceses.

O Rali Dacar enfrenta ameaças à sua segurança desde sua primeira edição, em 1979. Entre 2009 e 2019, foi transferido para a América do Sul para escapar de possíveis ações terroristas vinculadas a conflitos na África.

A reapresentação do Fluminense para a temporada de 2022 ocorre na próxima segunda-feira e o técnico Abel Braga não deve contar com seu futuro líder no primeiro dia de trabalho. O volante Felipe Melo usou suas redes sociais nesta quinta-feira para anunciar que testou positivo, ao lado da mulher, para a Covid-19.

"Covid chegou por aqui, e com ela a certeza que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus", postou o volante em suas redes sociais. Ele passará um período de isolamento e deve iniciar os trabalhos no novo clube com alguns dias de atraso.

##RECOMENDA##

Felipe Melo explicou que ele e a mulher estão bem, assintomáticos, e só descobriram a contaminação ao ver pessoas com as quais conviveram nos últimos dias testarem positivo. Ele foi fazer o teste e recebeu a confirmação.

"Estamos bem, pessoal. Vimos que pessoas que estiveram conosco testaram positivo e fomos então fazer o exame e testamos positivo. Fiquem atentos. Se não fizéssemos o teste não saberíamos, pois estamos bem."

O vírus também atrapalhou a ideia do clube em anunciar acordo com o argentino Cano, ex-Vasco. O atacante foi obrigado a adiar seu embarque ao Brasil após contrair a covid-19 em seu país. Mesmo assim, o presidente Mário Bittencourt fará coletiva nesta sexta-feira pela manhã para falar sobre reforços e planos para 2022.

A diretoria do Atlético-MG vem sofrendo enorme pressão da torcida para anunciar logo um substituto do técnico Cuca. Depois da negativa de Jorge Jesus, o clube iniciou tratativas com Carlos Carvalhal, mas ainda não fechou negócio. Nesta quinta-feira (6) à noite, o clube soltou uma nota oficial pedindo paciência aos torcedores e disse que trabalha intensamente em busca de um técnico que mantenha o clube protagonista em 2022.

"Esse é um princípio do qual não abrimos mão", afirmou o presidente Sérgio Coelho. "Por isso, faz-se necessário que sejamos perfeccionistas neste processo seletivo, para minimizar chances de erro", seguiu.

##RECOMENDA##

Os dirigentes ainda pediram calma com tanta especulação no dia a dia e um leque de nomes dados como "favoritos". "O Atlético esclarece que a diretoria está trabalhando incansavelmente para buscar um profissional que esteja à altura do projeto do clube, de estar entre os mais vencedores da América Latina, nos próximos anos."

Os mineiros ressaltaram que o processo não é rápido. As negociações têm tido participação direta do presidente Sérgio Coelho, do diretor de futebol Rodrigo Caetano e de Renato Salvador, Rafael Menin e Ricardo Guimarães, membros do órgão colegiado que participa do processo de cogestão do clube.

"Estamos trabalhando incansavelmente", disse Rodrigo Caetano. "Não paramos um dia sequer, desde a saída do Cuca." A direção espera, até o final da próxima semana, anunciar quem assume o clube. "O Atlético deverá ter boas novas para a torcida mais apaixonada e engajada do Brasil. Vamos juntos, Massa!"

A Tempestade Brasileira terá dois novos integrantes na disputa do Circuito Mundial de Surfe em 2022. Samuel Pupo e João Chianca conquistaram a vaga para fazer parte da elite e ambos, com 21 anos, estarão pela primeira vez no seleto grupo de 34 surfistas fixos que vão em busca do título mundial.

Curiosamente, os dois são grandes amigos e já vinham falando sobre a possibilidade de estarem juntos no Tour. Agora, vão realizar o sonho de competir na principal divisão do surfe mundial e mostrar a renovação da Brazilian Storm, o apelido que ganhou essa geração de ótimos surfistas nacionais como Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo e Adriano de Souza, entre outros.

##RECOMENDA##

"Foi um longo caminho para chegar aqui. Apesar de ser novo ainda, estou competindo no QS desde os 15 anos, então foi bastante tempo para me qualificar e estou muito feliz agora", disse Samuca, reforçando a amizade com Chumbinho, como Chianca é conhecido. "A gente vinha conversando sobre isso, desde os nossos bons resultados na Europa, mas nem parece ser verdade", continuou.

Os dois são os caçulas de famílias de grandes surfistas. Samuca é filho de Wagner Pupo, um dos grandes nomes da modalidade no passado e exímio shaper de pranchas que mora em Maresias, no litoral paulista. Também é irmão mais novo de Miguel Pupo, que é da mesma geração de Medina e está há muitos anos na elite. "É um sonho estar no Circuito com meu irmão. Agora estou bem aliviado e sinto que posso surfar 100%."

Chumbinho, por sua vez, é filho de Gustavo Chumbão (o apelido do pai passou para toda família), um surfista carioca de Saquarema, e irmão de Lucas Chumbo, um dos principais nomes das ondas grandes da atualidade. O jovem é tido como uma das grandes revelações do surfe nacional, assim como Samuca, e festejou muito sua vaga para a elite. "Foi um ano muito longo, ao mesmo tempo muito corrido. Muitas coisas aconteceram, mas a gente conseguiu a tão esperada vaga", afirmou.

Tanto Samuca quanto Chumbinho já estiveram nas principais praias do Circuito Mundial, surfaram a maioria das ondas, e têm experiência de competição, seja pelo convívio familiar entre os profissionais ou pelos ótimos resultados nas categorias de base. Agora, garantidos na elite, vão poder mostrar todo o potencial que se esperava deles em cima da prancha.

A chegada da dupla também deixou o Brasil como o país que mais tem surfistas na elite masculina, com nove atletas, junto com a Austrália. Samuca e Chumbinho estarão ao lado do tricampeão mundial Gabriel Medina, do vice Filipe Toledo, do campeão olímpico Italo Ferreira, além de Yago Dora, Deivid Silva, Jadson André e Miguel Pupo. No feminino, Tatiana Weston-Webb será a única representante do País.

Acabaram as dúvidas que duravam há mais de um mês. O tenista sérvio Novak Djokovic recebeu uma "permissão de isenção" do governo da Austrália e já está a caminho de Melbourne para disputar o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, que começará no próximo dia 17, apesar de não estar vacinado contra a Covid-19 - um requisito obrigatório para os passageiros que chegam ao país da Oceania.

Nas redes sociais, o número 1 do mundo anunciou nesta terça-feira que recebeu autorização do Comitê Médico independente para fazer a viagem à Austrália sem receber a vacina contra o novo coronavírus que causou a pandemia.

##RECOMENDA##

"Feliz ano novo! Desejo a todos saúde, amor e felicidade em todos os momentos e que sintam amor e respeito por todas as pessoas neste planeta maravilhoso. Passei um ótimo tempo ao lado de minha família e meus entes queridos durante as férias e hoje (terça-feira) estou indo para a Austrália com uma permissão especial", escreveu o sérvio em sua conta no Instagram.

Esta decisão significa que o tenista de Belgrado conseguiu convencer as autoridades de saúde australianas de que tem uma razão válida para não ser vacinado contra a covid-19, uma vez que a "permissão de isenção" só é atribuída após análise da situação por parte de uma equipe de médicos independente, sem o conhecimento da identidade do requerente.

O cenário já tinha sido apresentado como possível pelo diretor do Aberto da Austrália, Craig Tiley, que em várias entrevistas a meios de comunicação social australianos adiantou que haveria "um número reduzido de jogadores, treinadores e elementos do staff" a fazer parte do torneio nesta condição.

Nove vezes campeão do Aberto da Austrália e à procura do título que lhe permita se tornar o recordista em torneios de Grand Slam - está empatado com o suíço Roger Federer e com o espanhol Rafael Nadal, todos com 20 cada -, Djokovic adiou até o último instante a comunicação em relação à participação em Melbourne. O sérvio, que no passado revelou por diversas vezes ser contra a vacinação, já tinha tomado, em novembro, a decisão de não se pronunciar mais sobre as suas decisões relacionadas com esta medida de prevenção.

Ele contraiu a doença em junho de 2020, quando realizou um torneio de exibição em Belgrado, e jamais testou novamente positivo em qualquer torneio disputado ao longo da temporada 2021.

Um infarto matou a campeã brasileira de Muay Thai, Janaína Piske, de 32 anos, no domingo (2). Ela estava em sua casa, na cidade de Guaramirim, no norte de Santa Catarina e foi encontrada morta pelos pais.

A irmã Luciana foi quem confirmou ao G1 a causa da morte da atleta, que além do título de campeã brasileira também foi a primeira mulher catarinense a lutar no Portuários Stadium, o maior estádio da arte marcial no país. Ela também foi campeã da Copa do Brasil de Kickboxing

##RECOMENDA##

O velório aconteceu nesta segunda-feira (3), na capela mortuária de Guaramirim. O corpo foi cremado no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando