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O Dia Nacional do Chef de Cozinha, celebrado em 13 de maio, foi instituído em 1999 pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA) e visa homenagear o amor pela arte de cozinhar, além de motivar diversos profissionais da área a criarem novas receitas e a  enriquecerem a culinária brasileira.

O Chef de cozinha Pedro Lisboa, 31 anos, de São Paulo (SP), adquiriu interesse por cozinhar na infância, quando observava a produção de bolos e salgados feitas pela sua avó. Após estudar e se dedicar à gastronomia, o profissional se tornou especialista em massas e frutos do mar.

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Para os que possuem interesse em seguir na área, Lisboa recomenda ter muita determinação e persistência. “Cozinha profissional está longe de ser o glamour que passa na TV. É um trabalho árduo, exaustivo e sempre precisamos estar nos atualizando, tudo muda o tempo todo, e na cozinha não é diferente”, afirma.

De maneira semelhante a Lisboa, o chef de cozinha Felipe Claro, 34 anos, também adquiriu amor pela gastronomia ao ver sua avó cozinhar para a família. “Era lindo vê-la reunir a família para celebrar almoços e jantares. Sem contar as delícias que ela fazia em datas comemorativas”, recorda Claro. Além disso, o jovem cozinheiro começou a auxiliar seu pai, Carlos Gonçalves, na produção da feijoada do Carlinhos, para amigos e colegas, o que o fez tomar gosto pela profissão.

Aos 19 anos, Claro trabalhava como mensageiro no hotel Caesar Park, na Vila Olímpia (SP), e nas horas vagas, admirava o trabalho dos cozinheiros do prédio. “Com isso, percebi que realmente gostava e queria fazer parte do mundo gastronômico. Estudei, fiz estágios, viajei boa parte da América Latina para estudar e me aprofundar. Me formei e após alguns anos, consegui meu primeiro trabalho como Chef de cozinha”, lembra.

Atualmente, Claro é dono do restaurante Dom Felipe Gastronomia, situado no bairro Tatuapé (SP), onde serve seus estilos de pratos favoritos, voltados para a culinária brasileira e italiana. “É uma fusão excelente de aromas e texturas, do clássico ao contemporâneo; da polenta ao baião de dois”, descreve.

Para atuar na profissão, o chef de cozinha orienta a não pensar no glamour, pois mesmo os que alcançaram a fama, tiveram que trabalhar duro para isso. Além disso, é preciso muita dedicação, estudo, leitura e testes. “Para fazer parte de uma cozinha profissional é preciso certas coisas, dentre elas, amor pela profissão, ter ciência que enquanto outros se divertem, você estará trabalhando de forma árdua. E nossa família, torna-se a brigada e nossos equipamentos de trabalho”, realça.

Chocolate como ingrediente

O amor e apreço pelos chocolates foi a principal motivação que levou a chef, Mirian Rocha, 40 anos, do Rio de Janeiro, para as cozinhas. A princípio, ela atuava como publicitária, mas após alguns chefs franceses perceberem o seu talento, Mirian decidiu seguir a área gastronômica. “A minha primeira criação foi uma receita de suflê de chocolate. Chocolate para mim é um ingrediente e não um doce. Gosto de explorar novas experiências sensoriais com ele”, explica.

Miriam gosta de trabalhar em receitas com chocolates, inclusive, misturar pratos salgados com chocolate. Diante de suas experiências, a chef recomenda aos iniciantes na área, muita dedicação e técnica. “Especialmente, dedicação ao estudo da cultura gastronômica. Só com bagagem se consegue evoluir e inovar”, finaliza.

Já se passou um ano desde o início da pandemia e, assim como diversos setores da economia, os restaurantes do Brasil continuam lutando pela sobrevivência - é o que aponta uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes  (Abrasel) com 2 mil empreendedores: 91% disseram ter problemas para pagar integralmente os salários de abril e 73% precisaram realizar demissões nos três primeiros meses do ano. Diante deste cenário, Stella Artois decidiu se mobilizar mais uma vez, trazendo de volta o movimento Apoie Um Restaurante.

Criado pela Stella em março de 2020, Apoie Um Restaurante é uma corrente que une os restaurantes, as marcas e a comunidade gastronômica pela sobrevivência destes negócios. Neste momento em que os estabelecimentos estão mais uma vez impossibilitados de funcionar presencialmente, a cerveja da Ambev anuncia a volta do apoio, na tentativa de amenizar agora os impactos econômicos para o segmento, vendendo vouchers com desconto para que o consumidor possa utilizar no futuro, quando os restaurantes voltarem a atender presencialmente e puderem recebê-los novamente.

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A Nespresso, que entrou como parceira no ano passado, volta a contribuir: juntas, as marcas estão investindo inicialmente R$ 1,6 milhão - e com a adesão dos consumidores, o aporte pode dobrar, chegando a um total de R$ 3,2 milhões. São 32 mil vouchers, com validade até 31 de dezembro de 2021 e possibilidade de postergação do prazo de uso de acordo com as políticas de circulação de cada região. Na retomada do projeto, até 3,2 mil restaurantes podem aderir gratuitamente se cadastrando pelo site. Quatorze estabelecimentos pernambucanos já estão cadastrados na iniciativa.

Repaginada pelo Get In - startup parceira da Ambev para apoiar o ecossistema de bares e restaurantes a retomarem seus negócios com segurança quando liberada a reabertura - a plataforma vai seguir a mesma dinâmica adotada anteriormente: o consumidor acessa o site do projeto, onde pode adquirir um voucher de R$ 100 pagando apenas R$ 50 para usar presencialmente no futuro, quando os estabelecimentos voltarem a abrir suas portas.

O público ganha um desconto de 50% custeado por Stella e Nespresso, enquanto os restaurantes recebem 100% do valor da venda dos vouchers como capital de giro. Atendendo à demanda do público que, no ano anterior, podia adquirir o voucher de apenas um restaurante, o projeto permite agora a compra de até três vouchers por CPF; cada estabelecimento poderá vender até 100 cupons. O app Get In ainda complementa a experiência do usuário, trazendo a possibilidade de que ele garanta a reserva do restaurante no melhor dia e horário disponível para utilização do voucher.

"Faz parte do nosso posicionamento como companhia olhar sempre para o ecossistema em que estamos inseridos e refletir sobre como podemos ir além do nosso papel como marca. No caso de Stella Artois, temos uma relação de longa data com a comunidade da gastronomia, o que nos motivou a criar Apoie Um Restaurante em 2020", conta Mariana Porto, head de marketing de Stella Artois. "O movimento alcançou mais de 4 mil restaurantes em pelo menos 300 cidades do Brasil e, neste novo momento em que a pandemia nos apresenta um cenário ainda mais delicado, entendemos que a iniciativa precisava voltar para tentar ajudá-los a passar por mais esse desafio", acrescenta.

Mais do que um café de alta qualidade sustentável, Nespresso Professional tem o compromisso de apoiar o setor por meio de seus produtos e soluções. "Desde o início da pandemia, a companhia vem contribuindo com os restaurantes, bares e cafeterias em diversas frentes, que vão desde a produção de um guia digital, com recomendações e protocolos para o serviço de cafés, até a iniciativa Apoie um Restaurante. Para nós, é relevante fazer parte deste movimento pelo segundo ano consecutivo, pois temos um olhar consistente sobre toda a cadeia e somos parceiros do segmento", explica Marcos Djinishian, Head de Marketing da Nespresso Brasil.

Graças também à participação da Donus, plataforma de serviços financeiros da Ambev da pequenos e médios varejos, as operações de compra e venda dos vouchers serão isentas de taxas, direcionando o valor integral das arrecadações para os estabelecimentos participantes. Os restaurantes ainda poderão utilizar a plataforma completa de gestão Get In por 2 meses gratuitos, onde terão acesso não apenas ao gerenciamento de vouchers, mas também a recursos como cardápio digital e o sistema de filas e reservas.

*Da assessoria

Apesar do clima quente do país, o brasileiro não dispensa um bom cafézinho na sua rotina. O Brasil é um dos maiores consumidores da bebida em todo o mundo. Em 2020, 61,62 milhões de sacas de 60kg do grão foram consumidas em terras ‘tupiniquins’, um número 25% maior do que havia sido registrado em 2019, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

De tão querido, no Brasil e nos quatro cantos do planeta, o café tem até um dia para chamar de seu. Nesta quarta (14), é celebrado o Dia Mundial do Café e, para comemorar a data, o LeiaJá preparou uma lista de cafeterias que trabalham com o sistema delivery na Região Metropolitana do Recife. Assim, é possível curtir um bom cafézinho sem desrespeitar os protocolos de segurança relativos à pandemia do novo coronavírus. 

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Confira.

81 Coffee & Co. - @81coffeeco

Cafeteria - Olinda Café - @olindacafe_

O Café da MAdalena - @santaclaramadalena

A Vida é Bela Café - @avidaebela.cafe

Xero Café e Arte - @xerocafe

Cofee Cube - @coffeecubebr

Confraria do Croissant - @confrariadocroissant

Fridda Café - @friddacafe

Café com Dengo - @cafecomdengo

Studio Mu - @studiomu_

Padoca do Paiva - @padocadopaiva

Castigliani Cafés Especiais - @castigliani

Lalá Café & Cozinha Afetiva - @lala.cafe

Livraria da Praça de Casa Forte - @livrariadapraca

Zoco - @cafezoco

Café-Tão - @cafetao_cafeteria

Harina Café - @harina.cafe

Borsoi Café - @borsoicafe

 

O Grupo Ferrero anunciou nessa terça-feira (13) a entrada no mercado de sorvetes e picolés na Itália, França, Alemanha, Áustria e Espanha. A estratégia prevê cinco sabores em todos os canais de distribuição desses países: os sorvetes no palito Ferrero Rocher, nas versões Classic e Dark, e Raffaello; e os picolés de limão e pêssego com a Estathé Ice.

A mudança promete agitar o setor que, só na Itália, tem um valor de 1,9 bilhão de euros, e amplia a estratégia adotada em 2017, quando a Ferrero lançou uma colaboração trienal com a Unilever para a produção de sorvetes Kinder.

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Em nota, o Grupo informou que o desenvolvimento dos sorvetes "foi reforçado ainda pela sinergia com a Ice Cream Factory Comaker (ICFC) - empresa espanhola líder em nível global, especializada no desenvolvimento e na produção de produtos para sorveterias, com mais de 50 anos de experiência -, da qual o Grupo Ferrero adquiriu o controle em 2019". Com isso, os produtos serão produzidos na unidade de Alzira, na Espanha.

Os novos itens reproduzem, na versão gelada, o gosto dos chocolates mundialmente famosos e que inspiram os sabores. O Raffaello é composto por uma cobertura de coco ralado com amêndoas picadas que envolvem um picolé de coco.

Já o Rocher tem o "coração gelado" com avelã envolvida com chocolate e a cobertura de chocolate ao leite ou amargo, conforme a versão (Classic ou Dark). Para esse, um anexo foi criado especialmente na fábrica para a produção.

Os picolés da Estathé Ice já foram testados em lançamentos limitados de grande sucesso na Itália. Os sabores usam suco verdadeiro das frutas - limão ou pêssego - com uma infusão de chá das folhas.

Da Ansa

O Outback Steakhouse anuncia uma novidade que promete causar uma verdadeira comoção entre colecionadores e fãs do restaurante. A partir de hoje, os clientes que pedirem o combo especial da promoção via delivery, recebem em casa um dos objetos mais desejados pelos apaixonados pela marca: a icônica Caneca Outback. O objeto de desejo estará disponível pela primeira vez somente via delivery – a promoção não é válida nos restaurantes - e em quatro versões diferentes de cores e de frases divertidas.

"A gente quer continuar levando momentos de descontração e quebra da rotina para nossos clientes sem que eles precisem sair de casa, por isso, nos adaptamos ao momento atual e lançamos nossa primeira promoção com brinde exclusivamente através do delivery", diz Renata Lamarco, diretora de Marketing da Bloomin' Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse.

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Para ganhar a caneca, é fácil: basta pedir o combo da promoção formado por Kookaburra Wings (sobreasas de frango empanadas em um mix de temperos Outback servidas com aipo crocante e molho Blue Cheese) e as generosas Bloom Petals Grande (pétalas da famosa cebola gigante dourada Bloomin' Onion e molho Bloom), além de duas Brahma Duplo Malte ou dois Guaranás Antarctica em lata (original ou zero). Pronto, a Caneca Outback vai junto, via delivery.

O combo custa R$ 99 e a Caneca é um presente da marca. As canecas colecionáveis, para brindar e viver um #MomentoOutbackEmCasa cheio de estilo, são importadas e de vidro temperado, congelando facilmente no freezer igual as que são servidas nos restaurantes, e podem ser encontradas em verde, laranja, azul ou roxo. Além disso, cada uma é personalizada com uma das frases: Caneca cheia faz conversa boa, Não esquenta, chopp gelado, Estamos há 0 dias sem brindar e A vida é feita de escolhas, escolha colarinho.

A promoção é válida exclusivamente via iFood. Os clientes podem optar por receber em casa via delivery ou, também, pela opção de Retirada – pedindo pelo aplicativo e retirando no restaurante mais próximo na modalidade To Go. Não é valido para pedidos diretamente no restaurante. A promoção acontece de segunda a domingo (exceto feriados), durante o horário de funcionamento e enquanto durarem os estoques.

*Da assessoria

Os amantes do Cheddar já podem comemorar. Depois do sucesso de vendas, a Piscininha de Cheddar está de volta ao McDonald's. A primeira edição do Pote de Cheddar do Méqui esgotou rapidamente em todos os restaurantes em dezembro do ano passado, mostrando o quanto o brasileiro ama o cheddar do Méqui.

"Estamos sempre atentos aos desejos dos nossos consumidores. A primeira edição foi um sucesso tão grande que deixou as pessoas sonhando com uma nova oportunidade para aproveitar a deliciosa piscininha. Por isso, atendendo a pedidos, estamos trazendo-a de volta, por tempo limitado", diz João Branco, CMO do McDonald’s Brasil.

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O relançamento oferece aos fãs do queijo uma experiência única, uma verdadeira explosão de sabor e cremosidade com toda a indulgência e qualidade que fazem desse ingrediente um dos mais queridos e perfeitos para mergulhar o sanduíche, as McFritas ou os McNuggets. Atualmente, o consumidor tem valorizado os sabores afetivos. O tradicional Cheddar McMelt, inicialmente criado como um sanduíche sazonal, se tornou um dos itens preferidos dos consumidores nacionais e hoje faz parte dos produtos fixos do cardápio.

Os consumidores poderão adquirir o Pote de Cheddar do Méqui por R$ 5,90 (preço pode variar de unidade para unidade) com qualquer McOferta, ou separadamente, pelo preço sugerido de R$14,90. O item tem edição limitada e estará disponível nos restaurantes que estiverem operando com retirada no balcão, no McDelivery e pelo Drive-Thru.

*Da assessoria

A comida das companhias aéreas é, talvez, uma das últimas coisas a fazer falta às pessoas durante a pandemia, mas uma empresa japonesa recebeu muitos clientes para uma refeição suntuosa a bordo de um avião imobilizado na pista do aeroporto.

Foie gras, mousse de siri e filé de wagyu entraram no menu, num avião da All Nippon Airways (ANA), pelo módico valor de... 59.800 ienes (cerca de 3.000 reais no câmbio atual).

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A companhia aérea lançou seu "restaurante com asas" para um único dia na quarta-feira (31), mas a demanda foi tão elevada que espera expandir sua oferta.

O restaurante ofereceu refeições de primeira classe ou executiva geralmente servidas em voos internacionais.

Os "passageiros" embarcaram em um Boeing 777 no aeroporto de Haneda, em Tóquio, com entradas criadas para se parecerem com cartões de embarque.

Segundo a companhia, a experiência gastronômica foi acompanhada por anúncios da tripulação e refeições servidas sem a necessidade do uso de cinto de segurança.

A demanda foi alta, apesar dos preços: 59.800 ienes para uma refeição de primeira classe e 29.800 ienes (1.500 reais) para uma refeição de classe executiva.

"As entradas para o restaurante foram vendidas em um dia", disse nesta quinta-feira à AFP uma porta-voz da companhia, que agora planeja 11 datas adicionais.

A ANA informou que pode estender o serviço se as restrições relacionadas ao coronavírus não forem reforçadas.

O "restaurante" respeita as medidas sanitárias e utiliza apenas 60 lugares no avião para garantir que os clientes consigam manter uma certa distância.

A ANA, assim como as companhias aéreas de todo o mundo, foi duramente atingida pelas restrições de viagens relacionadas à pandemia.

Em janeiro, a empresa ANA Holdings anunciou que no período de abril a dezembro de 2020 sofreu um prejuízo líquido de 2,5 bilhões de euros.

O peixe, uma das tradições da Semana Santa, costuma estar presente na maioria das casas dos brasileiros nesta época do ano. Para reverter as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, e colaborar com a manutenção deste costume, alguns restaurantes da Região Metropolitana do Recife estão investindo no delivery para oferecer o alimento a seus clientes sem que esses precisem sair de casa. Confira algumas opções. 

BOTECO 878

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A casa oferece opções como tilápia recheada (R$ 29,90), salmão grelhado (R$ 34) ou risoto de camarão (R$ 36), para os almoços de sexta a domingo. Também há opções de petiscos, como croquetas de queijo do reino, camarões crocantes no varal, porção de pastéis e empadas de diversos sabores.

Serviço

Os pedidos podem ser feitos através do telefone 97320.6640 ou através do aplicativo Rappi. O Boteco 878 funciona de quarta-feira a domingo, das 11h às 15h30 e das 17h às 21h30. 

MANOS BAR

Entre as apostas da casa para esta páscoa, camarão a quatro queijos (individual - R$ 34,90), peixe a belle muniere (individual - R$ 39,60), salmão grelhado (individual - R$ 41,80), camarão a romana para 2 ou 3 pessoas (R$ 96,00), camarão havaí para 2 ou 3 pessoas (R$ 96), moqueca de peixe e camarão ou só camarão para 2 ou 3 pessoas (R$ 105) ou peixe ao molho de coco para 2 ou 3 pessoas (R$ 101).  

Serviço

Os pedidos podem ser feitos através do telefone 98199.9176 ou através do aplicativo Anota Aí. 

O Manos funciona de domingo a quinta-feira, 11h30 às 22h, e sextas e sábados, 11h30 às 23h.

 

Com a pandemia do novo coronavírus ainda em curso, bares e restaurantes têm apostado no delivery para manter o funcionamento e atender aos clientes. Com as cafeterias não tem sido diferente e, se valendo do formato, a Associação de Cafeterias de Pernambuco (Ascape) lança, nesta quarta (24), o festival Recife Coffee em Casa, com o objetivo de estimular o consumo da bebida sem que o cliente precise se deslocar.

Integram esta edição do festival 10 cafeterias localizadas no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Para o evento, cada uma disponibiliza uma sugestão do barista, composta por café, um salgado e uma sobremesa, ao preço fixo de R$ 34,90. Além do delivery, também será possível fazer a compra através do sistema Passe e Pegue, no qual o cliente faz o pedido e retira no balcão do estabelecimento. 

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O objetivo do evento é fortalecer o delivery das cafeterias, provando ser possível receber uma das bebidas mais consumidas do país sem sair de casa, além de manter ativo o festival, criado em 2012. Participam desta versão as cafeterias A vida é Bela, Artsano Café, Café com Dengo, Castigliani, Ernest, Fridda Café, Lalá Café, Palatsi Recife, Xêro Café e Zoco. O Recife Coffee em Casa começa nesta quarta (24) e segue até o dia quatro de abril. 


 

O programa Plurarte desta semana, com apresentação da cantora Sandra Duailibe, entrevista o cozinheiro criativo Guto Molina Martins. O Plurarte está no ar sempre às sextas-feiras, na Rádio Unama FM (105.5), às 13h20, com reapresentação aos sábados, às 10 horas. Também será exibido no Espaço Universitário da TV Unama, na TV RBA, no sábado de manhã, e no portal LeiaJá. Acesse o Plurarte no Youtube aqui.

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Enquanto alguns confinados do BBB 21 reclamam do cardápio oferecido na xepa, do lado de fora do programa há quem promova verdadeiros banquetes com tais itens. Indignada com as reclamações ouvidas no reality, a chef pernambucana Carmem Virgínia decidiu provar que com alimentos considerados ‘simples’ é possível criar pratos muito saborosos e nutritivos. Em seu Instagram, ela criou o quadro Cozinha de Quinta, no qual ensina receitas com tais ingredientes. 

A reação de alguns confinados ao que é oferecido na xepa tem causado polêmica na internet. O rapper Projota é um dos que mais tem reclamado e chegou a ameaçar deixar o programa insinuando que poderia “passar fome” com o cardápio ofertado aos que ficam no grupo de menor regalia. Na internet, o público tem repreendido as falas do brother. “Eu fico pra morrer com essa gente falando que vai morrer de fome na xepa sendo que a xepa é basicamente o que eu como diariamente e tô viva e saudável até hoje”, disse uma espectadora do programa.

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Imbuída do mesmo espírito, a chef pernambucana Carmem Virgínia decidiu mostrar na prática que mesmo os ingredientes considerados simples podem render uma mesa farta e saborosa. "Tem milhões de brasileiros que sonham com uma Xepa dessa", disse em postagem no seu Instagram. Ela criou o quadro Comida de Quinta para ensinar receitas com os ingredientes que estão sendo disponibilizados aos confinados na xepa. “Não tô suportando esse povo do Big Brother dizer que a xepa não tem nada pra comer, é a criatividade que falta. Esses brothers estão chorando de barriga cheia”. 

Na primeira edição do quadro, exibido ao vivo na última quinta (25), a chef ensinou como fazer um Arroz de Fígado. Ela aproveitou para explicar sobre os benefícios que esse corte de carne traz à saúde e exaltou o alimento como sendo altamente nutritivo e saboroso. A live ficou salva no perfil da cozinheira para aqueles que queriam consultar os detalhes do prato novamente.

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Além dos toques e dicas para a realização do prato, Dona Carmem aproveitou para fazer alguns comentários sobre a 21ª edição do reality global. Bem humorada, como sempre costuma ser, ela prometeu dar continuidade ao novo quadro em seu perfil e até deixou um apelo ao diretor do reality mais assistido do Brasil: “Eu vou fazer até terminar o BBB, até Boninho tomar vergonha e  me chamar pra cozinhar lá dentro da casa mais vigiada”, brincou.

Dona Carmem Virgínia é um dos nomes mais importantes da gastronomia pernambucana. Além de ser proprietária do restaurante Altar Cozinha Ancestral, ela já levou seus saberes para a televisão em rede nacional. A chef foi uma das juradas do programa Cozinheiros em Ação, do canal GNT. 

 

Nesta terça (23), o Instituto Butantan completa 120 anos e, como aniversário que se preze tem que ter bolo, na comemoração da instituição o doce não faltará. O confeiteiro e apresentador ítalo-americano Buddy Valastro, mais conhecido como Cake Boss, enviou ao instituto brasileiro um bolo confeitado de quatro andares, com ampolas da vacina contra a Covid e ‘mini-coronavírus’ de açúcar. A entrega será feita durante cerimônia simbólica na tarde de hoje. 

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O bolo foi feito de massa de chocolate e recheio de ganache, e levou uma semana para ficar pronto. O doce foi produzido pelos confeiteiros da Carlo’s Bakery Brasi,l Kadu Riquelme e Stephannie Vieira Cagliarani, e será entregue durante uma cerimônia na tarde desta terça (23), no Instituto, com a presença de Marcos Kherlakian, CEO da marca no país.

Buddy não poderá comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem através de um vídeo parabenizando o Butantan e agradecendo pelo trabalho de pesquisa realizado pelo instituto. “É o aniversário de 120 anos deles e eu gostaria de agradecê-los muito pelo que vêm fazendo para ajudar, produzir todas essas vacinas e salvar tantas vidas. Nós amamos vocês. Feliz aniversário! Mal posso esperar para vê-los na próxima vez que eu estiver no Brasil”.   

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Desde o dia 25 de janeiro, inúmeros brasileiros não param de repercutir nas redes sociais as atitudes dos participantes da 21ª edição do Big Brother Brasil. Para entrar no clima do programa, um estabelecimento no Pará decidiu embarcar nas modulações que vêm agitando a casa mais vigiada do país nos últimos dias. A direção do Égua da Broca colocou no cardápio de delivery nomes de alguns participantes do reality show.

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A ideia de batizar os pratos foi colocada em prática no último domingo (7). "O cardápio 'BBB' surgiu no domingo, quando todo mundo só falava nisso, e ela [Maria Barbosa Félix - dona], como telespectadora assídua, trouxe logo na segunda-feira o cardápio com parte do elenco", explicou a equipe de mídia social do estabelecimento, em entrevista ao LeiaJá.

Localizado no município de Ananindeua, o Égua da Broca colocou os nomes de Viih Tube, Arcrebiano, Lumena, Arthur e Pocah no menu. A psicóloga Lumena, por exemplo, participante polêmica desta edição do BBB21, aparece com a seguinte descrição no prato em sua homenagem: "Língua de Forno". As opções do cardápio vão de yakisoba a espaguete com camarão, com preços a partir de R$ 10.

Confira:

O programa Plurarte desta semana, com apresentação da cantora Sandra Duailibe, entrevista a confeiteira e designer Cláudia Moraes. O Plurarte está no ar sempre às sextas-feiras, na Rádio Unama FM (105.5), às 13h20, com reapresentação aos sábados, às 10 horas. Também será exibido no Espaço Universitário da TV Unama, na TV RBA, no sábado de manhã, e no portal LeiaJá. Acesse o Plurarte no Youtube aqui.

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Com a suspensão do Carnaval devido à pandemia, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco, Abrasel, se prepara para lançar a 1ª edição do Festival Gastronômico Abrasel, com o tema 'Eu tenho mais que tá nessa', uma iniciativa que pretende estimular as atividades de lazer para moradores e turistas, de forma organizada e sem causar aglomerações, e ainda assim proporcionando movimentação econômica positiva ao setor.

O festival acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro, oferecendo descontos de 10% em pratos dos restaurantes participantes. A ideia surgiu pelo fato do Carnaval ser uma festividade que sempre traz um fluxo econômico intenso para o segmento de alimentação fora do lar, um setor que ainda sofre os impactos negativos causados pela pandemia e pelos meses mais duros de isolamento social. Com o festival, o intuito é levar a clientela aos bares e restaurantes de forma responsável.

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"Queremos incentivar o consumo sensato, gerando com isso renda para um setor que mantém seu faturamento em queda. Estamos respeitando as medidas de segurança e durante o festival haverá blitz de conscientização nos bares e restaurantes", explica André Luiz Araújo, presidente da Abrasel em Pernambuco.

Vale ressaltar que com as restrições do Governo de Pernambuco no combate à pandemia, os bares e restaurantes continuam seguindo todos os protocolos de segurança, como operar com até 70% da capacidade, ofertar álcool em gel nas entradas, estabelecer limite máximo de 10 pessoas por mesa, proibir o consumo de alimentos fora dos assentos e também o fluxo de pessoas em pé, sem máscara.

Os restaurantes interessados em participar do festival podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro, de forma online, pelo site da Abrasel. Na inscrição, o estabelecimento deve informar qual prato da casa terá 10% de desconto durante os dias de festival. Posteriormente, todas as informações sobre pratos e restaurantes participantes serão disponibilizados no Portal da Setur-I, da Prefeitura do Recife. A 1ª edição do Festival Gastronômico Abrasel tem apoio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, que tradicionalmente realiza em parceria com a associação a Arena Gastronômica do Carnaval, um sucesso de público.

A iniciativa também conta com o apoio do Sebrae, que dará uma capacitação gratuita online para os inscritos com o tema: 'Marketing para delivery - segmento de alimentos e bebidas', no dia 11 de fevereiro, às 16h, por meio de plataforma digital online. A capacitação visa fornecer ferramentas para o desenvolvimento e novas práticas de delivery, algo fundamental, principalmente, nesse período de pandemia, que fez essa modalidade de negócios crescer substancialmente.

*Da assessoria

O leite condensado tornou-se um dos assuntos mais comentados na última semana após a divulgação do painel de compras do Ministério da Economia. No levantamento feito pelo núcleo de jornalismo de dados de Metrópoles (M)Dados, que considerou os dados da pasta, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gastou R$ 15 milhões com leite condensado em 2020.

O dado revoltou muitos brasileiros, virou meme nas redes sociais e até a apresentadora Ana Maria Braga aproveitou o assunto para ensinar aos telespectadores como fazer leite condensado caseiro, gastando pouco, no "Mais Você" (Globo), dando uma alfinetada no governo.

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Durante um almoço com ministros na última quarta-feira (27), Bolsonaro xingou a imprensa quanto ao dado divulgado. "Quando vejo a imprensa me atacar dizendo que comprei 2,5 milhões de latas de leite condensado, vai pra p* que o pariu, imprensa de m*! É pra enfiar no r* de vocês da imprensa essas latas de leite condensado", disse, e afirmou que a compra do produto foi destinada ao Exército, aos programas alimentares dos ministériso da Cidadania e Educação.

Em alta diante da polêmica, o leite condensado é feito de um processo que elimina 60% da água presente no leite de vaca, e também adiciona açúcar. Uma lata possui em torno 1.300 calorias, 80 gramas de proteínas e gorduras, e mais de 200 gramas de carboidrato. "Ele é rico em cálcio, potássio e fósforo, bom para a formação óssea e contração muscular. É também uma ótima fonte de energia para quem tem um gasto calórico muito alto", explica a nutricionista clínica funcional Joyce Serafim.

Por conta de seus benefícios, o leite condensado foi popularizado durante a Guerra Civil Americana (1861-1865) e passou a ser utilizado na alimentação dos soldados, já que era fácil de transportar e estocar. Mas alguns cuidados em seu consumo devem ser tomados. "Para quem não tem um gasto energético alto, como a maioria das pessoas, o consumo deve ser apenas de uma colher de sopa, de maneira esporádica. Uma vez que ele é rico em açúcar refinado, o excesso, causa doenças crônicas como diabetes e obesidade. Temos que comer com moderação", alerta Joyce.

Os apreciadores de leite condensado também podem usufruir do produto em outros alimentos. Para isso, a chef de cozinha Mirian Rocha indica duas receitas para serem feitas com o produto, o Café Bombom, servido em Barcelona (Espanha), e o Bolo de Cacau, que possui duas camadas e parece um pudim.

Café Bombom

Ingredientes:

1/3 de xícara de leite condensado

2/3 de xícara de café tirado na hora

Basta colocar em uma xícara de café expresso o leite condensado e o café tirado na hora. Depois basta se servir com as duas camadas formadas, e misturar conforme precisar adoçar.

 

Bolo Cacau

Ingredientes:

2 ovos

Duas colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

Uma xícara de açúcar

Duas xícaras e meia de farinha de trigo (pode ser com fermento enriquecida)

200ml de leite

3 colheres de chocolate em pó

Uma colher de sopa fermento

Uma lata de leite condensado

No preparo, bater à mão os ovos, a manteiga e o açúcar. Acrescentar a farinha de trigo, e continuar a misturar com uma espátula. Depois, adicionar o leite até a massa ficar cremosa. Colocar o chocolate em pó, misturs e, por fim, adicionar o fermento. Untar com manteiga uma forma de furo no meio. Derramar a lata de leite condensado dentro da forma e, depois, despejar a massa do bolo por cima, de maneira lenta, para não misturar as partes. Levar para assar em forno aquecido a 160º, com tempo médio entr 40 e 50 minutos. Após assar, aguarde para que o bolo esfrie e desinforme com cuidado.

Idealizadora da coxinha recebeu comentários humorados na rede social. Foto: Divulgação 

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Desde o dia 17 de janeiro, muitos brasileiros vêm celebrando o uso emergencial da CoronaVac, em combate à Covid-19. De tanta empolgação com o imunizante, uma mineira resolveu brincar com o assunto. Shirley Cândido criou a 'CoxonaVac', uma coxinha feita no formato de uma seringa. Para ilustrar a agulha, a cozinheira colocou no salgado um palito.

"A Coxonavac [risos]. Coxinha recheada de frango e butantupiry [catupiry]. Aprovada pela Anvisa e pela minha barriga", legendou, ao compartilhar no seu perfil do Facebook as imagens da iguaria. Na mesma postagem, Shirley alfinetou o presidente Jair Bolsonaro, após ele dizer que as pessoas poderiam virar jacaré se tomassem a vacina. "Se virar jacaré eu devolvo seu dinheiro", escreveu.

Depois que fez a publicação, a idealizadora da coxinha recebeu comentários humorados na rede social. "Limite pra que, né! Quero, bota aqui", disse um dos seguidores dela. Em 2018, Shirley Cândido divertiu os internautas ao elaborar coxinhas com os rostos de Neymar e Michel Temer.

Entrevistada pelo LeiaJá na época, ela explicou como se deu o processo de criação do salgado com a imagem do ex-presidente da República: "Como todo brasileiro a gente vai cansando, desanimando. Foi minha pequena charge culinária, uma crítica gostosa. Minha ideia não era ridicularizar ninguém, tava aqui fazendo coxinha no 1º de maio e achei que era um dia coerente pra fazer isso".

Confira o resultado da CoxonaVac:

O restaurante Arturito, da chef Paola Carosella, foi invadido por criminosos na última quarta-feira (27). De acordo com informações do portal G1, os invasores assaltaram clientes do local por volta das oito horas da noite, pouco antes do horário de fechamento estipulado pelo governo do Estado.

O assalto durou menos de dez minutos. O sistema de segurança do restaurante acionou a polícia, que chegou ao local e pegou os invasores, que foram presos em flagrante. A polícia apreendeu um revólver com cinco munições e recuperou o que havia sido roubado.

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O sócio do restaurante, Benny Goldenberg, afirmou: "Nosso sistema de segurança funcionou, tem um segurança que fica na rua e percebeu a movimentação e foi avisado, avisou a polícia e pegou os meninos".

Lembrando que recentemente a Band anunciou que Paola Carosella deixou de ser jurada do MasterChef Brasil.

Em comemoração ao Dia da Austrália, o Outback Steakhouse promove entre os dias 25 e 29 de janeiro, sua tradicional Aussie Week, desta vez com exclusividade pelo delivery, e presenteia seus clientes com uma oferta mais que especial: na compra das Super Wings (15 sobreasas de frango empanadas servidas com aipo e molho blue cheese) pelo preço especial de R$ 68,50, o consumidor ainda ganha 1 litro do icônico Chopp Brahma, que vai em um growler customizado e reciclável ou, para quem preferir, 1 litro do famoso Iced Tea do restaurante. 

 "A Austrália é nosso país de coração e, por isso, nós do Outback, não poderíamos deixar de celebrar esta data. Queremos promover experiências via delivery, momentos de descontração e quebra na rotina aos nossos clientes para que eles possam aproveitar esta semana conosco de onde estiverem", explica Marisa Palhares, gerente de marketing da Bloomin' Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse;

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E completa: "Essa foi a forma que encontramos de transformar o #MomentoOutbackEmCasa de nossos clientes em algo muito mais marcante e especial". A Aussie Week acontece apenas pelo delivery via aplicativo do iFood, parceiro oficial da marca. A ação não é válida para restaurantes e acontece enquanto durarem os estoques.

*Da assessoria

Depois de passadas as festas de fim de ano, o verão se torna alvo daqueles que decidem seguir uma vida mais equilibrada. Na tentativa de buscar meios que beneficiem a saúde, algumas pessoas adotam situações físicas e alimentares para se livrarem de uma vida sedentária. Mas o segredo disso tudo é comer bem. De acordo com o nutricionista Danrley Silva, manter-se bem alimentado é fundamental para as funções vitais.

"Em tempos de pandemia, muito se falou sobre imunidade e sobre alimentos que fortalecem nosso sistema imunológico. Uma alimentação balanceada contendo frutas, legumes, hortaliças, gordura de boa qualidade, grãos integrais e água favorecem diversas funções do nosso corpo, tornando-o mais funcional e leve", disse, em entrevista ao LeiaJá.

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Existem alimentos que apresentam funções anticarcinogênica, anti-inflamatória, cardioprotetora e antienvelhecimento, que, segundo Danrley, é possível obtê-las ao ingerir substâncias balanceadas e sustentáveis: "O equilíbrio alimentar proporciona inúmeras melhorias como a redução das complicações causadas pelas doenças crônicas, redução do consumo de medicação, melhora do sono, crises de ansiedade e a melhoria da qualidade de vida no geral".

Danrley destaca algumas dicas importantes para quem deseja aproveitar a estação mais quente do ano de forma saudável e consciente.

Alimentos ultraprocessados e gordurosos

Este é um conselho que deve ser seguido durante todo o ano, porque esse tipo de comida demora a ser digerido pelo organismo e prejudica a saúde do corpo ocasionando uma sensação de inchaço e de 'corpo pesado'. No verão, o organismo fica ainda mais sensível e as chances de alimentos como esses atingirem o estômago, causando o mal-estar, são muito maiores. Evite, principalmente se não conhecer a procedência do preparo.

Prefira picolés de frutas caseiros e refeições leves

Procure evitar os sorvetes altamente industrializados, que apresentam alta taxa de gordura. Os picolés costumam ser uma opção saudável, especialmente se o sabor for de fruta: possuem poucas calorias e, de quebra, ajudam a nos manter hidratados e refrescados. Também é importante manter uma alimentação leve, que proporcione bem-estar. Assim, os dias de calor ficam mais agradáveis e suportáveis.

Carnes magras, saladas, queijos brancos e cereais integrais são alguns exemplos de alimentos que podem constar no cardápio. Aproveite as frutas e legumes da época e prepare saladas 'fresh-tropical' para se manter hidratado, saciado e leve.

Hidrate-se

Alimentos que contenham bastante água na sua composição é uma forma de facilitar a hidratação do corpo. Essa prática associada à ingestão de 2 litros de água, é a formula certa para se manter bem hidratado nesse calorão!. Alguns alimentos com grande atividade de água na sua composição são: tomate, melancia, melão, pêssego, manga, abacaxi. Aproveite para consumi-los geladinho.

Antioxidantes e protetores de pele natural

Alimentos antioxidantes também potencializadores do filtro solar (não substituem o produto) ajudam a aumentar a proteção da pele exposta ao sol. A laranja, o morango, a tangerina, a acerola, o caju, o limão e o abacaxi, entre outros exemplos, são ricos em vitamina C ajudam a combater o fotoenvelhecimento. Já alimentos ricos em betacaroteno, como mamão, caqui, manga, melão, melancia, damasco, goiaba e tangerina, são conhecidos por acelerar o processo de bronzeamento da pele.

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