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Nos últimos dias, começou a viralizar na internet uma sugestão de rodízío de bolos. O pedido lançado por uma pessoa em uma rede social apontou que algum estabelecimento deveria acatar a ideia. Pensando nisso, a rede de lanches e sobremesas Delikata anunciou que vai fazer um rodízio não só de bolos, mas também de doces e salgados.

O publicitário Clayton Rodrigues, conhecido no Recife como 'Seu Cleito', contou que o projeto será detalhado a partir da semana que vem. Segundo o sócio da Delikata, as pessoas irão usufruir do 'Rodízio de Brebotes' durante uma hora, com direito ao consumo livre de refrigerante. Assim que o recado foi dado, diversos internautas vibraram com a novidade.

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"Eu esperei tanto por esse momento", comentou um dos suários do Instagram. Outra pessoa escreveu: "As preces foram ouvidas". A notícia compartilhada por Clayton Rodrigues veio após a divulgação de uma ação que irá celebrar os 20 anos da Delikata.

Confira ao anúncio:

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Os empreendedores interessados em comercializar na segunda edição do Festival Olinda Dá Gosto têm até domingo, dia 24, para realizar a sua inscrição de forma gratuita através do e-mail festivais@adepe.pe.gov.br. O festival acontecerá de 05 a 12 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro, em Olinda. 

O evento foi idealizado pela Prefeitura de Olinda, e nasceu com o objetivo de promover a valorização das iguarias gastronômicas encontradas na cidade e em Pernambuco. Nesta segunda edição, a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo da Marim dos Caetés atua como co-realizadora. É preciso ser domiciliado em Pernambuco e exercer atividade de serviços ou venda de produtos alimentícios por, no mínimo, seis meses. 

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A inscrição é muito simples: os proponentes precisam anexar cinco fotografias dos pratos que serão comercializados no festival, com uma breve descrição de cada um, e preencher informações documentais básicas.  Para saber os detalhes das condições de participação basta acessar o edital e a ficha de inscrição.

Acesse aqui o edital e a ficha de inscrição 

Mais informações - festivais@adepe.pe.gov.br ou pelo fone (81) 3181-3460

*Via assessoria de imprensa. 

 

Os recifenses apaixonados por cerveja contam, agora, com uma novidade no mercado local: a alemã Spaten. Com 600 anos de história e tradição, a marca chega ao público pernambucano em garrafas de 355 ml e 600 ml, além da lata de 350ml, já disponíveis em estabelecimentos comerciais e bares da capital. 

A Spaten é uma das primeiras cervejas do tipo puro malte do mundo e tradicional bebida da Oktoberfest. A marca é responsável pela criação do estilo Munich Helles, conhecido pelo sabor forte, porém, capaz de se adequar aos paladares mais sensíveis, de acordo com a mestre cervejeira da Ambev, Carolina Loureiro.

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A chegada da cerveja alemã ao Recife foi celebrada na noite da última quinta (14), em um evento realizado na Usina Dois Irmãos, na Zona Norte da capital. Na ocasião, Carolina apresentou a novidade e falou um pouco sobre ela. “A Spaten é uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha, histórica, produzindo cervejas puro malte desde 1397”. A cerveja já está disponível em mercados e bares locais, além do aplicativo Zé Delivery. 

*Com informações da assessoria.

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições gratuitas para empresas e comerciantes (pessoa física) interessados em participar da II edição do Festival Olinda Dá Gosto, que acontecerá de 5 a 12 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro, em Olinda.

O festival foi idealizado pela Prefeitura de Olinda, e nasceu com o objetivo de promover a valorização das iguarias gastronômicas encontradas na cidade e em Pernambuco. Nesta segunda edição a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo da Marim dos Caetés atua co-realizadora do evento.

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Os interessados podem se inscrever exclusivamente pelo e-mail do festival, onde há o formulário de inscrição do edital, juntamente com as informações solicitadas pelos organizadores. É preciso ser domiciliado em Pernambuco e exercer atividade de serviços ou venda de produtos alimentícios por, no mínimo, seis meses. No momento da inscrição os proponentes precisam anexar cinco fotografias dos pratos que serão comercializados no festival com uma breve descrição de cada um.

*Da assessoria

O McDonald's anunciou que vai iniciar a venda do novo hambúrguer vegetal da rede em oito restaurantes norte-americanos, a partir do dia 3 de novembro. A ação faz parte da parceria com a Beyond Meat, que teve uma valorização de 3% nas ações ao longo da manhã desta quinta-feira, 14.

O hambúrguer, que é feito à base de ingredientes vegetais, como ervilha, arroz e batata, em vez de carne bovina, será testado nos Estados da Califórnia, Texas, Iowa e Luisiana. O chamado "McPlant" já está sendo vendido na Suécia, Dinamarca, Holanda e Reino Unido.

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Voltando ao formato presencial, após um ano em modalidade online por conta da pandemia, o festival Recife Coffee oferece ao público um circuito com 25 cafeterias espalhadas pela Região Metropolitana do Recife e Petrolina. Entre os dias cinco de novembro e cinco de dezembro, os amantes de café poderão degustar a sugestão do barista, pelo valor único de R$ 32,90, nas cafeterias autorais participantes do evento. 

Nesta edição, participam alguns estabelecimentos estreantes no festival, como a Contém Café, O Melhor Cantinho da Cidade, Palatsi Convenience Coffee Shop, Artisano Café e Cozinha, Aurora Café, Santa Clara (Graças e Parnamirim) e Versado Cafés Especiais, todas no Recife. Entre as veteranas estão A Vida é Bela Café, Café com dengo, Café mais Prosa, Castigliani Cafés, Coffee Cube, Ernest Café Bistrô, Grãocheff, Kaffe Torrefação e Treinamento, Lalá Café e Cozinha Afetiva, Livraria da Praça, e Tokyos Café

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Já em Olinda, integram o evento a  Xero Café (pela primeira vez), Olinda Café e Zoco Café. Participam ainda Fridda Café, que fica em Jaboatão dos Guararapes, e o Café de Bule, representando Petrolina, no Sertão do Estado.

Os amantes do café poderão degustar, nos estabelecimentos participantes, um cardápio com várias opções da bebida. Para acompanhar, um salgado e uma sobremesa, com algumas cafeterias oferecendo sugestões vegetarianas e sem glúten.  A sugestão do barista para o evento será comercializada ao valor fixo de R$ 32,90, contendo um café, salgado e sobremesa.

SERVIÇO 

RECIFE COFFEE 2021

05 de novembro a 05 de dezembro 

Valor da sugestão do barista: R$ 32,90 (café + salgado + sobremesa)

Realização: Associação dos Empresários de Cafeteria de Especialidades de Pernambuco (ASCAPE)



 

O programa Plurarte desta semana, com apresentação da cantora Sandra Duailibe, entrevista o chef Thyago Guarany, empresário da gastronomia internacional. O Plurarte está no ar sempre às sextas-feiras, na Rádio Unama FM (105.5), às 13h20, com reapresentação aos sábados, às 10 horas, e publicação no portal LeiaJá. Acesse o Plurarte no Youtube aqui.

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Um dos petiscos mais pedidos e elogiados da Burguer Terapia ganhou uma 'versão GG', assim como pede o figurino do Festival de Comida Ogra, no Recife. O Mega Nugget de frango artesanal com toque de limão recheado com costelinha desfiada e banhada por mix de queijos (R$59,99) é o prato escolhido pelas sócias Andréa Karla e Jeane Gonçalo na primeira participação da casa no evento, que vai até 31 de outubro.

O nugget, tanto na versão tradicional (10 unidades/R$16,99), quanto na versão avantajada, é feito artesanalmente na própria burgueria, localizada no bairro de San Martin, e virou xodó dos clientes. "Não poderíamos ter escolhido prato melhor para iniciar nossa participação nesse projeto criativo e divertido. Aproveitamos para convidar quem não conhece a casa para trazer a família e amigos para viver essa experiência de degustar a versão gigante do nosso mais aclamado petisco", diz Andréa.

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O Festival de Comida Ogra foi criado por André Vita, do Na Rua Tem, e a proposta é desafiar as melhores casas do estado para criar pratos que não só sejam grandes, mas cheios de sabor. O roteiro, que este ano conta com mais de 20 participantes, vem num momento em que os estabelecimentos ainda precisam de ajuda e o público pode apreciar uma edição com pratos ainda mais ousados.

*Da assessoria

Johnnie Walker é sinônimo de qualidade e sucesso de vendas, sendo o Whisky mais distribuído no mundo. Agora, todo o sabor dos celebrados blends de origem escocesa terão endereço oficial no Recife, o único da região. Isso porque o Recanto Bar e Restaurante, localizado no bairro de Casa Forte, foi o estabelecimento escolhido para receber a primeira Embaixada Nordestina da Johnnie Walker.

Com mais de duas décadas de existência, o tradicional Recanto – hoje conhecido como “Bar Influencer” por sua atividade diferenciada nas redes sociais – lançará a novidade com uma ação especial na quinta-feira, dia 14 de outubro, das 16h às 20h. 

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Quem marcar presença na ocasião terá acesso a drinks exclusivos e whiskys com valores promocionais, além de concorrer a prêmios e brindes da nova Embaixada. Ainda vai ter Dj animando a casa e a presença de blogs especializados no ramo como Caçador de Cerveja, Esse dia foi food, Blog Arretado, Pernambuco tem e Recife indica.

Serviço

Lançamento da Primeira Embaixada da Johnnie Walker no Nordeste

Quinta-feira, dia 14 de outubro, das 16h às 20h.

No Recanto Bar e Restaurante (Av. Dezessete de agosto, 248 - Casa Forte)

Da assessoria

Andressa Urach e Thiago Lopes passaram por um abalo no casamento de quase um ano, no último mês de setembro. Após a modelo anunciar a separação e até o retorno à prostituição, ele chegou a buscá-la em uma casa de entretenimento adulto, acompanhado pela polícia, e agora, declarou estar controlando as redes sociais dela. A revelação foi feita em resposta a um seguidor que sugeriu que o oficial de justiça agisse como “filtro” da esposa.

A briga recente entre o casal resultou em troca de farpas em público, o quase retorno de Urach à prostituição e terminou, três dias depois, com várias postagens garantindo que os dois haviam se entendido e que permaneceriam juntos para cuidar do bebê que ela espera. Na última quarta (6), Thiago revelou, no seu perfil pessoal, que passou a controlar as redes sociais da esposa.” Neste momento não há quem vá à Andressa senão por mim. Aos haters, pensem o que quiserem. Pouco me importa”, disse em resposta a um seguidor que sugeria que ele tomasse tal atitude para “o bem” de Andressa. 

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Já no perfil da modelo, o nome dele aparece na ‘bio’ como assessor de imprensa e publicidade dela. O Instagram de Andressa está, novamente, repleto de fotos do casal com legendas cheias de positividade e agradecimentos ao esposo por não ter “desistido” do casamento. “O amor sempre vence através do perdão. Obrigada, amor, por lutar por nossa família”, diz uma delas. 

 

A foodtech Personal Chef’s Brasil chega ao Recife prometendo ao público a possibilidade de aliar praticidade à uma alimentação saudável. A foodtech vai oferecer um cardápio com 80 opções, entre pratos prontos e itens individuais ultracongelados, que vão do café da manhã até o jantar. O foco da marca são aquelas pessoas que trabalham em tempo integral e não dispõem de muito tempo para dedicar-se à cozinha.

Com valores que vão de R$ 17,90 (para pratos individuais) a R$ 777,40 (para pacotes com 40 refeições), a startup de foodtech oferece alimentação natural, sem glúten, e opções vegetarianas, veganas e low carb. O cardápio conta, ainda, com carne vermelha, frango, peixes e fruto do mar, além de sobremesas, pães, quiches, omeletes e wraps. O objetivo é combinar um alto valor nutricional à comodidade dos pratos congelados, que podem ser mantidos em refrigerador até o momento do consumo.

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O serviço será oferecido por meio de pratos do dia e de planos mensais de assinatura. As opções vão de 10 a 40 refeições, com porções que variam de 240g a 410g. Também é possível montar um cardápio personalizado, escolhendo cada item. Os pedidos podem ser feitos pelo site da empresa ou Instagram, e são entregues gratuitamente. Clientes assinantes poderão ganhar, também, até 35% de desconto. 



 

O festival gastronômico Sabor do Campo recebe o chef Claude Troisgros, apresentador do programa Mestre do Sabor, exibido na Rede Globo. O evento, coordenado pelo chef César Santos, integra a programação do 28º Agrinordeste, que começa nesta quarta-feira (6) e segue até o dia 8 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda. O chef francês vai participar do debate sobre A importância da produção agrícola para a gastronomia.

Aberto ao público, Sabor do Campo tem como objetivo integrar a gastronomia e agropecuária, que formam os pilares da economia do Nordeste. A programação contará com aulas show, durante os três dias, de um time de chefs formado por Carmem Virgínia, Anna Corina, Rapha Vasconcellos, Claudio Manoel, Adriana Arregui, Duca Lapenda, Claudemir Barros, Thiago das Chagas, Leandro Ricardo, Nina Bukhardt, Lúcia Soares, Hellida Kelsch, Yuri Machado e Heleno Junior.

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Ainda haverá uma palestra ministrada pela chef gaúcha Roberta Sudbrack na quinta-feira (07), às 15h30. No encontro, ela aborda o tema O Homem do campo: personagem indispensável para a produção gastronômica!. Além de presenciar a apresentação de Troisgros, o público que comparecer ao festival gastronômico vai apreciar as criações exclusivas dos chefs empreendedores de Pernambuco, com preços moderados, além de adquirir ingredientes usados como insumos nas oficinas apresentadas pelos chefs, na Feira de Produtos do Campo.

Para os estudantes de gastronomia, a atração mais aguardada é o concurso Novos Talentos Universitários. A competição, coordenada pelo chef César Santos, acontece no último dia e é uma oportunidade de revelar nomes para o mercado e valorizar a culinária regional. O evento é encerrado com palestra ministrada pelo chef César Santos, seguida da premiação do concurso. Seguindo todos os protocolos de segurança, a participação do público deve ser garantida através de inscrição gratuita pelo site oficial do evento, com vagas limitadas.

*Da assessoria

Nem tudo que termina em pizza é algo que não deu certo. No Recife, um casal de microempreendedores do ramo alimentício decidiu dividir parte da produção de sua pizzaria, recém inaugurada no Alto da Foice, zona norte da capital pernambucana, com aqueles que não têm condições de pagar pelo alimento. Todo último domingo do mês, Anderson Barbosa e Bárbara Lima, acompanhados de alguns colaboradores do estabelecimento, distribuem pizzas à pessoas em situação de rua em diversos bairros da Região Metropolitana.

Foi em um momento de certa ‘crise’ que Anderson, proprietário da Mestre Pizza, decidiu colocar em prática um desejo antigo: o de praticar a caridade. Ao ser demitido de um emprego, ele decidiu dar uma passada na imagem de Nossa Senhora da Conceição, localizada no Morro da Conceição, também na zona norte do Recife, e ali, fez uma promessa. “No dia seguinte ia ser a inauguração (da pizzaria). Antes de chegar lá eu fui pensando que as coisas acontecem quando tem que acontecer, porque ia ficar muito corrido estar nos dois trabalhos. Eu parei no Morro pra dar uma respirada lá na Santa, na frente de Nossa Senhora, e eu me disponibilizei naquele momento a fazer essa ação solidária”, disse o empresário em entrevista ao LeiaJá.

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Anderson (direita) e Bárbara com os colaboradores da pizzaria em um domingo de doações. Foto: Cortesia/Arquivo Pessoal

Ao levar a ideia para a esposa e gerente do estabelecimento,  Bárbara, além de seus colaboradores, Augusto Henrique e Luciano Maurício, nasceu a ação Pizza Solidária, que já contou com duas edições, nos dois meses de funcionamento da pizzaria. Na primeira saída, o grupo doou cerca de 40 fatias de pizza para pessoas carentes na Rua do Imperador, centro da capital pernambucana. Já na segunda, as mais de 50 fatias preparadas multiplicaram-se e tornaram-se quase 100 durante a distribuição que aconteceu no Alto Nossa Senhora de Fátima (Zona Norte), a crianças e jovens. Nesta segunda ocasião, a ação aconteceu em conjunto com outra iniciativa solidária, o Cinema Comunidade Ativa, desenvolvido pelo grupo Comunidade Ativa, do mesmo bairro.

Agora, Anderson e Bárbara buscam novos parceiros e pessoas dispostas a ajudar como puderem para que o projeto possa atender a um público maior. Para isso, o empresário postou, em suas redes sociais, um vídeo no qual apresenta o projeto e convida os interessados a colaborarem. "Para que essa ação continue acontecendo, existe muita força de vontade dos colaboradores da pizzaria. Se depender da gente, essa ação continua sempre. Porém, a gente tem uma limitação enquanto a distribuição. A gente não tem como dar muitas pizzas, mas a gente tá buscando parcerias para que essa quantidade possa se expandir e que a distribuição possa melhorar. A gente tá aberto a pessoas que queiram colaborar de alguma forma, com seu tempo ou com dinheiro, trazendo seu próprio alimento para doar  e dessa forma a gente poder expandir o projeto”.

Na segunda edição, o Pizza Solidária fez a alegria da garotda no Alto Nossa Senhora de Fátima. Foto: Cortesia/Arquivo Pessoal

Para o pernambucano, essa é uma forma de colaborar com o próximo e retribuir a ajuda que ele próprio já recebeu em outro momento. Anderson diz ser “fruto de ação solidária da comunidade” e que ter a oportunidade de ver a caridade sendo colocada em prática, o sensibilizou a compartilhar  “o pouco” que tem. “Eu passei um período fora do Brasil, na Bélgica, em Bruxelas, e lá eu conheci uma casa de Umbanda chamada Axé Toca do Caçador. Nessa casa eu vi o quão é importante a caridade. Eu já tinha ouvido falar muito nesse nome, mas presenciar e participar, foi lá. Por também vir de projeto social, hoje eu sou uma pessoa melhor, porque eu participei de projetos sociais. Então, nada mais justo do que contribuir da melhor forma possível fazendo com que outras pessoas se sintam bem e poder  melhorar o dia dessas pessoas através da ação da Mestre Pizza”. 

Como colaborar

Segundo Anderson e Bárbara, qualquer ajuda é bem vinda para que a Pizza Solidária possa continuar acontecendo e, ainda, possa aumentar seu alcance. Através do Instagram do empreendimento do casal, é possível entrar em contato e oferecer ajuda. Assim, eles esperam que a terceira edição do projeto seja ainda mais bem sucedida com muito mais pessoas terminando o seu dia em pizza, no bom sentido. 

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Começa no dia 1º de outubro a edição 2021 do Festival de Comida Ogra. Até o dia 31 do mês, mais de 20 estabelecimentos estarão comercializando, de forma totalmente digital, pratos 'avantajados' com a promessa de receitas diferentes e criativas. Participam restaurantes do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Apostando no sistema de delivery, ainda em função da pandemia do novo coronavírus, o festival optou por fazer uma edição totalmente online este ano. Participam 21 estabelecimentos, entre restaurantes, cafeterias, hamburguerias, bares e docerias, que terão o auxílio de um robô, um atendente virtual criado para atender ao público através da plataforma do evento.

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O objetivo do festival é oferecer pratos diferentes, criativos e com tamanho grande o suficiente para alimentar toda a família. Entre os participantes desta edição estão Porks, Porco e Chope, Escalante´s Tex Mex e Edinburguer Burger House. Confira a lista completa. 

Aika Sushi

Babylon Station - Casa Forte

Babylon Station - Centro

Brooklyn Burger - Casa Forte

Brooklyn Burger - Piedade

BurguerTerapia & Choperia

Casa de Taipa

Edinburguer Burger House

Escalante's Tex Mex

Firetha Burger & Smoked

Fridda Café

Grão Cheff

La Hamburguesa

Na Parrilla Burgers

Planeta Churros

Porks - Boa Viagem

Taberneiro Parrilla & Bar

Thorpe's - CDU

Thorpe's - Espinheiro

Thorpe's - Madalena

Wayne's Burger Star

Serviço

Festival de Comida Ogra

1º a 31 de outubro de 2021

ogro.naruatem.com

@naruatem 

O concurso Comida di Buteco realizou a premiação dos três primeiros lugares no Recife e na Região Metropolitana. A edição deste ano teve o tema Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa e aconteceu entre 30 de julho e 22 de agosto com a participação de 21 bares, num vigoroso e importante movimento de retomada do fluxo nos bares que tanto sofreram na pandemia.

João Campos, prefeito do Recife, compareceu à comemoração, nesta quarta-feira (8), no Quintal Cozinha pra Torar, e anunciou que o Comida di Buteco passa a integrar o calendário oficial do turismo da capital pernambucana. O Esquina do Malte, localizado no bairro de Areias, conquistou o primeiro lugar na avaliação feita pelos jurados e pelo público, que atribuíram notas ao petisco, atendimento, à higiene e temperatura da bebida.

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Bolinhos à base de raízes, como mandioca, batata-doce e batata inglesa, com recheios de costela, feijoada e camarão, queijo coalho e muçarela, servidos com molhos também à base de raízes, como alho, gengibre e beterraba, foi o petisco campeão do Esquina do Malte. Agora, o estabelecimento disputa a etapa nacional. O Bar do Cabo, de Brasília Teimosa, abocanhou o segundo lugar. Já o Andrews Bar, de Salgainho, Olinda, conquistou a terceira posição.

Uma nova comissão de jurados visitará os campeões de cada cidade avaliando suas performances nos mesmos quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O Melhor Buteco do Brasil será conhecido e premiado em outubro.

*Da assessoria

Apaixonados pelas culturas e histórias que cercam as mais diversas bebidas produzidas a partir do sumo da uva, o casal de autores Rui Marcos e Taiana Jung lançaram em  agosto o livro “Contos de Vinho”, que reúne diversos conteúdos produzidos no Instagram @contos_de_vinho e detalha curiosidades sobre os rótulos desses líquidos.

Tudo começou em 2016, momento em que o casal começou a participar de degustações de vinhos na companhia de amigos. Um amor que no decorrer do tempo se ampliou ainda mais. “Até que um dia ingressei na Associação Brasileira de Sommeliers, do Rio de Janeiro e passei a estudar de forma técnica, além de conhecer mais histórias e curiosidades sobre o mundo dos vinhos. Quanto mais sabia sobre um vinho, mais interessante ele se tornava ao degustá-lo”, explica Marcos.  

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Segundo Marcos, a produção do livro foi motivada pela vontade de contribuir com a temática do vinho e aproximar as pessoas dessa cultura. Desta maneira, a obra realiza uma ligação entre a história dos rótulos e questões como gênero, empreendedorismo, geologia e antropologia. “Mostramos para o leitor que o vinho não está longe e inacessível, ele é parte da nossa cultura e a história dele pode e deve compor a nossa apreciação”, afirma.

Para que a produção fosse possível, foi necessário dedicar um ano de curadoria aos conteúdos publicados pelo casal no Instagram. “Talvez o nosso livro seja um dos primeiros a fazer esse caminho: de posts do Instagram para as páginas de um livro”, comenta Taiana.

A rede social do casal contava com 70 histórias publicadas e 50 delas precisariam ser selecionadas para compor o livro. De acordo com Marcos, as escolhas levaram em consideração a diversidade de lugares, o tipo do assunto e afinidade dos autores com a história.

Durante o processo, para aprofundar alguns conteúdos, determinados contos precisaram ser reescritos. “O desafio foi o acesso às informações, porque nem todas as histórias e curiosidades dos rótulos estão organizadas em uma única publicação, foi preciso pesquisar em diferentes fontes, foi como montar um quebra-cabeça”, lembra Marcos.

Outro problema encarado pelo casal, foi encontrar imagens dos rótulos com boa qualidade para impressão. “E esse foi um desafio que gostamos, porque compramos vários vinhos que já havíamos experimentado para degustar novamente, e assim tirar os rótulos das garrafas para serem usados no livro”, recorda Taiana.

 Recomendações dos autores

Para os leitores do LeiaJá que apreciam uma boa degustação, o casal separou algumas dicas de vinhos que se encaixam em diferentes bolsos e gostos, entre eles, o “130 Casa Valduga”, que segundo Marcos, é considerado o melhor espumante brasileiro. Outra recomendação foi o “Marlborough Sun”, que é “um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, um rótulo cheio de irreverência e leveza, que expressa bem seu produtor” , define o autor.

Também foi mencionado o “Norton D.O.C.”,  “um Malbec, uva que amamos, tanto que no livro tem mais cinco rótulos com essa variedade”, aponta Marcos. “’El Enemigo’, tanto o Cabernet Franc como o Chardonnay, pois foi um projeto desenvolvido por dois ícones do vinho: Alejandro Vigil e Adrianna Catena”, complementa. Outra dica é o Lote 43, um grande feito na produção do vinho de qualidade brasileiro, segundo o autor. 

Segundo Taiana, cada rótulo se adequa a diferentes situações, dia, hora, tempo, lugar, dinheiro ou refeição que acompanha a degustação. “Desta maneira, nossa sugestão é que experimente. Procure no livro os rótulos que você não conhece. Identifique se terá a possibilidade de degustar e o aprecie”, destaca.

“Contos de Vinho” está disponível para vendas no site da editora Máquina de Livros, por R$44,90. Acompanhe:http://http://maquinadelivros.iluria.com/pd-8af294-contos-de-vinho.html?ct=&p=1&s=1

Além do Instagram @contos_de_vinho, os autores podem ser acompanhados em @ruimarcosts e @taianajung.

Aos que desejam expandir os conhecimentos sobre vinhos, o LeiaJá também separou três canais que abordam a temática e trazem curiosidades sobre as mais diversas bebidas. Acompanhe:

Confraria do Bob:https://www.youtube.com/user/toxrj

Jessica Marinzeck: https://www.youtube.com/user/ocanaldovinho

Paula Brazuna: https://www.youtube.com/channel/UCtD1uak_f_V4pOKr7uGkF5A

O Capilé Pizza & Girll, do Grupo Bonaparte, abre a sua 6ª franquia no Shopping Boa Vista, na área central do Recife. O restaurante é marcado pelos almoços individuais e tamanho família com opções diversas de grill, saladas e pizzas. O carro chefe da casa é o Frango à Parmegiana com a escolha de três acompanhamentos e molho.

Todas as lojas do mall continuam com todos os cuidados, seguindo os protocolos de segurança como a aferição de temperatura nas entradas, o uso obrigatório de máscara por todo o shopping e ainda dispensers de álcool em gel por todos os corredores.

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*Da assessoria

Para quem gosta de cerveja e não abre mão de ter novas experiências, nada mais interessante do que se deparar nas prateleiras dos supermercados com uma marca com mais de 600 anos. Criada em 1397, a cervejaria Spaten chega mostrando que expertise, qualidade e sabor andam juntos para se manter sempre atual e surpreendente, seja em Munique ou, agora, no Brasil.

A Ambev apresenta aos brasileiros e brasileiras não apenas um dos rótulos mais tradicionais do mundo, mas uma puro malte diferente de todas as conhecidas no país. Do estilo Munich Helles, Spaten tem sabor forte, mas na medida capaz de conquistar não só quem não abre mão de uma cerveja marcante como também quem está acostumado com cervejas mais leves.

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"A conexão com as pessoas nos incentiva a inovar em nosso portfólio e pra isso, intensificamos a troca de conhecimento com mestres cervejeiros do mundo todo. Estamos trazendo para o Brasil uma autoridade em cerveja. A Spaten é uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha, histórica, produzindo cervejas puro malte desde 1397, é a responsável pela criação do estilo de cerveja Munich Helles. Temos certeza de que os brasileiros vão se surpreender com essa experiência", afirma Laura Aguiar, Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

"Com Spaten queremos promover uma experiência diferente para as pessoas. A cerveja propõe uma imersão na cultura cervejeira de Munique por meio do paladar, com a qualidade e o sabor de uma puro malte da escola alemã, ideal para acompanhar o público em todos os momentos", explica Joice Carvalho, gerente de Marketing da marca.

Spaten está disponível em garrafas de 355ml e 600ml, além da lata sleek de 350ml, no Empório da Cerveja, Zé Delivery, supermercados e bares das principais capitais e áreas metropolitanas do país, expandindo para mais cidades durante setembro e outubro, período em que tradicionalmente acontece a comemoração da Oktoberfest de Munique e abre os trabalhos para a festa alemã ao redor do mundo.

*Da assessoria

Para quem deseja atuar no segmento de confeitaria para pets, a Dog Festa vai ministrar um curso prático e teórico. O curso será ministrado no dia 30 de setembro, das 8h30 às 17h, na Elabore. De acordo com a organização, as aulas darão oportunidades para quem deseja atuar em um dos segmentos que está em ascensão no país, que é de confeitaria natural para animais.

"As famílias passaram a incluir seus pets no calendário familiar e a confeitaria para cães é um mercado em ascensão e com muitas oportunidades", afirmou a Pet chefe da Dog Festa, Adriana Oliveira. No curso serão abordados aspectos gerais e legais para quem deseja atuar no segmento. Os participantes também vão colocar a mão na massa e aprender a produzir bolos e petiscos naturais para os pets. Os interessados devem se inscrever através do Whatsapp (81) 99573-6623.

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*Da assessoria

O McDonald's afirma ter retirado os milkshakes do cardápio em todos os 1.250 restaurantes britânicos por causa de problemas de abastecimento decorrentes da falta de caminhoneiros. A rede de fast-food afirma que também está enfrentando escassez de bebidas engarrafadas.

"Como a maioria dos varejistas, atualmente estamos enfrentando alguns problemas de cadeia de suprimentos, afetando a disponibilidade de um pequeno número de produtos", disse o McDonald's em um comunicado nesta terça-feira, 24. "Bebidas engarrafadas e milkshakes estão temporariamente indisponíveis em restaurantes na Inglaterra, Escócia e País de Gales", informou.

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A companhia diz estar "trabalhando duro" para colocar esses itens de volta ao menu.

O caso é o mais recente de uma série de problemas decorrentes da falta de peças e produtos na Grã-Bretanha atribuídas a uma combinação de Brexit e a pandemia de covid-19.

A saída da Grã-Bretanha da União Europeia, no fim do ano passado, tornou mais difícil para os cidadãos do bloco trabalhar no Reino Unido e as empresas também foram atingidas por um grande número de funcionários que precisaram se isolar devido à possível exposição ao coronavírus.

Segundo a empresa de transporte rodoviário de carga Road Haulage Association, as restrições causadas pela pandemia nos últimos 18 meses atrasaram novas contratações. O grupo diz que a Grã-Bretanha tem cerca de 100 mil motoristas atualmente, de um total pré-pandemia de 600 mil.

Na semana passada, a rede de fast-food especializada em frango Nando's fechou temporariamente cerca de 50 pontos de venda por causa da escassez de aves.

A KFC também alertou recentemente que os problemas da cadeia de suprimentos significavam que não era possível estocar alguns itens do menu. E supermercados relataram problemas para colocar alguns produtos nas prateleiras.

O governo do Reino Unido diminuiu temporariamente as restrições ao número de horas que os motoristas podem trabalhar na tentativa de melhorar a situação.

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