Carreiras

| Educação

O Núcleo de Línguas (Nucli) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas para os cursos intensivos de italiano. Os interessados têm até 27 de outubro para se inscrever por meio de formulário eletrônico. Ao todo, a iniciativa, destinada à comunidade acadêmica da instituição, conta com três turmas e 25 vagas cada.

Os cursos são divididos entre as seguintes temáticas: Introdução à língua e cultura italianas, viajar e estudar na Itália - Viaggiare e studiare in Italia IV (o estudante precisa ter concluído os três módulos anteriores do curso) e Viaggiare e studiare in Italia IV (voltado para o exame de proficiência). As aulas estão previstas para a primeira semana de novembro, com carga horária de 20 horas e atividades síncronas e assíncronas.

##RECOMENDA##

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu, nesta sexta-feira (22), as inscrições para compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados têm até a próxima terça-feira (26) para se cadastrar por meio do Sistema RNC.

Esta reabertura é destinada a servidores públicos do poder Executivo Federal e docentes da rede pública de ensino (estaduais e municipais) em exercício da profissão neste ano. De acordo com o instituto, podem se inscrever pessoas com ensino médio completo e que não estejam inscritos no Enem 2021.

##RECOMENDA##

Além disso, os docentes devem preencher a declaração de docência, disponível no Sistema RNC, informar dados pessoais, número da matrícula, cargo exercido, assim como, a secretaria de Educação e escola onde atua, número de turmas e carga horária total de trabalho. A relação dos selecionados será divulgada no dia 28 de outubro, já a capacitação se realizará entre os dias 3 e 8 de novembro.

O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com 1.150 vagas em cursos de graduação. O prazo para se inscrever é até o dia 28 de outubro, e a prova será aplicada no dia 12 de dezembro. As inscrições devem ser feitas pelo portal da Fundação Cecierj.

Os candidatos também podem tentar a seleção por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Do total de vagas disponíveis, 240 são para o curso de Ciências Contábeis, e 910 para as licenciaturas em biologia (356), física (375), e química (179).

##RECOMENDA##

As oportunidades estão divididas em quatro categorias de seleção: 30% reservadas para quem utilizar a nota do Enem 2018, 2019 ou 2020, e que tenha estudado o ensino médio em uma escola da rede pública; 30% são para quem tiver realizado uma das edições do exame na modalidade ampla concorrência; 30% para os inscritos no Vestibular Cederj 2022.1, na modalidade ampla concorrência; e por fim, 10% das vagas são para professores da rede pública.

Os candidatos serão submetidos a uma avaliação de 45 questões com assuntos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História, além de redação. Para confirmar a inscrição é preciso realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 85,00, sendo isentos os candidatos que utilizarem a nota do Enem como forma de ingresso.

O resultado dos aprovados está previsto para ser divulgado no dia 7 de janeiro de 2022, e o período de matrícula será on-line nos dias 18 e 19 do mesmo mês.

Os interessados em participar do processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) podem se inscrever, por meio de formulário eletrônico, até o dia 24 de novembro. Ao todo, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) do Centro de Biociências (CB) oferece 20 vagas, que estão distribuídas, igualmente, entre o mestrado e o doutorado, além de oportunidades destinadas às ações afirmativas.

De acordo com o edital da seletiva, divulgado na última quarta-feira (20), os candidatos serão avaliados mediante apresentação e defesa do pré-projeto de pesquisa e avaliação curricular. O resultado final do processo está previsto para às 17h do dia 28 de dezembro.

##RECOMENDA##

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com 266 vagas disponíveis para 11 cursos de pós-graduação. Há oportunidades de formação em mestrado e doutorado em diferentes departamentos da instituição.

As vagas estão distribuídas nos seguintes departamentos: antropologia, biodiversidade, ciências contábeis, ciências da nutrição, desenvolvimento e meio ambiente, engenharia civil e ambiental, engenharia elétrica, engenharia de produção e sistemas, engenharia química, psicologia social e matemática.

##RECOMENDA##

Os interessados devem fazer as inscrições por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB, onde também é possível acessar os editais de cada seleção.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o início da segunda fase do plano de retorno gradual às aulas presenciais no campus Crato. A etapa consiste em permitir a realização das aulas práticas de forma presencial a partir da segunda semana de novembro.

A retomada das aulas presenciais seguirá os protocolos de proteção para prevenir a transmissão da Covid-19, como uso de máscara em todos os ambientes fechados e distanciamento adequado, entre outras medidas. Nesse momento do plano, a autorização foi dada para o funcionamento parcial na forma presencial de atividades acadêmicas e administrativas. No entanto, a presença no campus ainda é opcional, de acordo com o relatório de retomada de aulas do próprio instituto, que permite o formato virtual de aulas até o dia 31 de dezembro de 2021.

##RECOMENDA##

A instituição ainda afirma que as aulas teóricas devem voltar ao formato presencial apenas na terceira fase do plano de retorno gradual das atividades presenciais. Também caberá aos estudantes escolherem se assistirão às aulas teóricas de forma presencial ou online.

O IFCE não informou se haverá a obrigatoriedade de apresentar certificado de vacinação para comparecer às aulas.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), promoverá o fórum “Tempo de Aprender: desafios e possibilidades para gestores educacionais da alfabetização”.  Os painéis serão realizados nos dias 25, 27 e 29 de outubro, da 15h às 17h, de forma virtual pelo canal da Enap no YouTube.

O evento será composto por três painéis, que visam discutir a importância da atuação dos gestores escolares para o bom desempenho de estudantes em fase de alfabetização. Confira o cronograma do evento:

##RECOMENDA##

25/10 - Tempo de Mudar: a importância das reformas educacionais na gestão escolar;

27/10 - Tempo de Compartilhar: a contribuição do gestor escolar com o processo de ensino-aprendizagem; e

29/10 - Tempo de Celebrar: gestores escolares que fizeram a diferença.

A Universidad Católica de Ávila (UCAV), na Espanha, recebe, a partir da próxima segunda-feira (25), inscrições para seminários gratuitos on-line e ao vivo voltados para professores. Os evento têm como foco a educação virtual. Os seminários terão como tema “Seminario Virtual E-learning para professores universitarios” e “Seminario virtual e-learning avanzado: estrategias educativas”, ambos com início em 8 de novembro e término no dia 12 do mesmo mês. As inscrições devem ser realizadas por meio da página virtual.

Confira, abaixo, a programação dos eventos:

##RECOMENDA##

Seminario Virtual E-learning para professores universitários (Edición LIV)

Segunda-feira, 8 de novembro

La transformación de la enseñanza en ambientes virtuales de aprendizaje.

Palestrante: Dra. Lourdes Miguel

Terça-feira, 9 de novembro

Estrategias para la enseñanza virtual de las ciencias sociales.

Palestrante: Dr. Sergio Náñez

Quarta-feira, 10 de novembro

Evaluación en ambientes de formación apoyados con TIC.

Palestrante: Dra. Eva Ordoñez

Quinta-feira, 11 de novembro

Estrategias para la enseñanza virtual de ciencia y tecnología

Ponente: Dr. Diego Vergara

Sexta-feira, 12 de novembro

Estrategias para el diseño y desarrollo de la metodología de clase invertida.

Palestrante: Dr. Iván Martín

Seminario virtual e-learning avanzado: estrategias educativas (XVI Edición)

Segunda-feira, 8 de novembro

Tips para conectar y motivar al alumnado a través de las TIC.

Palestrante: Lcda. María Nieto 

Terça-feira, 9 de novembro

Redes sociales y su uso educativo.

Palestrante: Lcda. Miriam Martín

Quarta-feira, 10 de novembro

Diseño de materiales didácticos para el ecosistema digital

Palestrante: Dra. Victoria Lamas.

Quinta-feira, 11 de novembro

Soft skills: implementación y desarrollo en un entorno virtual.

Palestrante: Dr. Pablo Fernández

Sexta-feira, 12 de novembro

Estrategias para el diseño y desarrollo de la metodología de gamificación.

Palestrante: Dr. Diego Vergara

LeiaJá também

--> MEC lança formação para docentes da educação infantil

O Exército Brasileiro, depois de considerar critérios técnicos e conjunto de investimentos do governo, escolheu Pernambuco para sediar a nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos do Exército de Carreira. A decisão foi comunicada oficialmente ao governador Paulo Câmara na noite desta quinta-feira (21).

Para o projeto, o governo irá investir mais de R$ 320 milhões em obras de infraestrutura no arredores da área onde será instalada a escola. A instituição, que irá contar com cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores, pessoal de apoio e familiares, pretende criar um novo polo de desenvolvimento na região limítrofe entre os municípios de Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Araçoiaba.

##RECOMENDA##

Para o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, responsável também por comunicar a decisão, a análise do local escolhido durou quase dois anos: “Por quase dois anos, foi realizado acurado trabalho que analisou possíveis locais em todo o território nacional, sendo pautado por aspectos eminentemente técnicos. Como resultado, três guarnições foram selecionadas para a segunda fase do trabalho, na qual o estudo foi ainda mais minucioso. Ao término desse processo, ouvido o Alto Comando do Exército, a cidade selecionada para sediar a nova escola é Recife-PE”, afirmou o general no ofício, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa. 

O governador Paulo Câmara comemorou a vitória da escolha: “Quero agradecer ao comandante Paulo Sérgio Nogueira e ao seu Estado Maior pelo profissionalismo de todo o processo, assim como o empenho de todo o nosso time e da bancada pernambucana no Congresso Nacional, que muito contribuiu para mais essa vitória”, afirmou o governador em texto enviado pela assessoria.

O projeto de Inclusão Digital para Pessoas Idosas, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas. As inscrições têm início nesta sexta-feira (22), às 11h30, por meio de formulário eletrônico. Todas as formações têm foco no uso, exclusivo, do smartphone, suas funções, aplicativos e uso das redes sociais.

Para participar da iniciativa, que conta com 20 vagas, a pessoa necessita ter 60 anos ou mais, possuir smartphone, com Android, notebook ou computador com câmera e acesso à internet. As aulas têm início no dia 3 de novembro e contará com três turma: turma 1 (terças, às 15h), turma 2 (quintas, às 14h), turma 3 (terças e quintas, às 10h) e turma 4 (quartas e quintas, às 15h).

##RECOMENDA##

O Governo de Rondônia sancionou a lei nº 5.123, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, em setembro, que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e privadas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (19) e, com isso, já está em vigor na região.

No texto, assinado pelo governador Marcos Rocha (PSL), "fica expressamente proibida a denominada 'linguagem neutra' na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos".

##RECOMENDA##

Em outro trecho, ressalta-se que a medida é uma maneira de garantir a valorização da língua portuguesa culta. Além disso, em caso de descumprimento da lei, ainda de acordo com o texto, "acarretará sanções às instituições de ensino privadas e aos profissionais de educação que concorrerem ministrar conteúdos adversos aos estudantes, prejudicando direta ou indiretamente seu aprendizado à língua portuguesa culta".

O Governo do Estado de São Paulo realizou na última quarta-feira (20) a primeira distribuição da Bolsa do Povo Educação, voltada para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Na ocasião, foram 83 mil alunos beneficiados com a primeira parcela de R$100,00, de um total de R$1 mil anual por aluno.

A iniciativa busca auxiliar até 300 mil estudantes que tiveram a educação prejudicada devido à pandemia do novo coronavírus. Os inscritos devem ter o perfil atualizado no Cadastro Único (CadÚnico), nas linhas de pobreza e de extrema pobreza, além de cumprir outros requisitos para se encaixar no benefício. As primeiras bolsas foram cedidas aos alunos que realizaram a inscrição até o último dia 24 de setembro.

##RECOMENDA##

De acordo com Rossieli Soares, secretário de Educação de São Paulo, o programa visa estimular a retenção escolar. “É mais uma das ações em curso para reduzir os prejuízos educacionais, sociais e econômicos causados pela pandemia, além de estimular a sequência dos estudos e de todas as atividades escolares”, ele comenta.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado (Seduc-SP), caso haja vagas remanescentes, estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão ser contemplados. 

Para se inscrever é preciso acessar o portal do Programa (https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/) e realizar o cadastro. Alunos maiores de 18 anos, ou um responsável legal pelo estudante menor de idade, podem realizar a inscrição para ter acesso ao benefício. O saque pode ser feito em um caixa do Banco do Brasil, ou correspondentes bancários, e Banco 24Horas.

Para receber o pagamento, o estudante deve comprovar frequência mínima de 80% às aulas, além de utilização diária de 2 horas de estudos no aplicativo Centro de Mídias São Paulo (CMSP) e à participação nas avaliações de aprendizagem. Para os estudantes do 3º ano do ensino médio serão contabilizadas as atividades realizadas nos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A escola de games e arte digital SAGA lançou o curso de desenvolvimento de jogos Playgame 6.0, que contará com seis levels e duração de um ano. A formação estará disponível nas 16 unidades SAGA, em oito estados, para aulas presenciais ou on-line. Acompanhe o teaser de anúncio: https://www.youtube.com/watch?v=CesI2nO2CRg

De acordo com o cofundador e CEO da SAGA, Alessandro Bomfim, diferente da versão anterior do Playgame que era voltada para os aspectos artísticos de um game, a nova atualização terá foco na perspectiva do desenvolvedor.

##RECOMENDA##

Bonfim explica que os alunos passarão pelas mesmas etapas do processo profissional de criação de um game, que são: pré-produção; produção; desenvolvimento e prototipagem; fundamentos e técnicas artísticas nos principais softwares do mercado; até a elaboração e entrega de uma demo jogável.

O CEO destaca que todo esse conteúdo será dividido em cinco levels. O primeiro deles, será o Planejamento e Pré-Produção, para introduzir os fundamentos básicos; na sequência vêm o Game Art 2D, com conceitos de direção de arte; Game Dev 2D, onde o aluno começa a utilizar o motor gráfico Unreal Engine; Modelagem 3D, que aborda toda a área de criação 3D nos jogos; e Game Dev 3D, voltado para a produção de uma demo jogável.

Informações sobre valores, matrículas ou demais cursos podem ser consultados em qualquer unidade da SAGA ou pelo site oficial: https://www.saga.art.br/

 

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) divulgou, na última segunda-feira (18), o edital para o processo seletivo, disponível no Portal do Estudante, para o preenchimento de mais de 3,7 mil vagas em cursos técnicos, integrados e subsequentes, que não contará com prova, distribuídas em 22 campi do Estado.

As inscrições começam no dia 25 de outubro e seguem até 30 de novembro. Para esta edição, os candidatos podem optar por duas opções de formação. Para isso, as opções dos estudantes precisam ser oferecidas pelo mesmo campus. As unidades que dispões de vagas são: Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa.

##RECOMENDA##

Devido à pandemia de Covid-19, todas as etapas da seletiva serão realizadas em caráter remoto por meio do Portal do Estudante. De acordo com a instituição, o resultado final está previsto para ser divulgado em 23 de dezembro.

Entre os dias 3 e 10 de novembro, o EducationUSA promove o evento gratuito 'LL.M Webinar Series'. A iniciativa reunirá cerca de 46 universidades dos Estados Unidos e oferecerá bolsas e cursos nessas instituições. As inscrições já estão abertas e são realizadas por meio do site do evento.

O LL.M Webinar Series conta com a participação de instituições norte-americanas como: George Washington University of Law, University of Miami School of Law, Columbia Law School e Emory University School of Law. Durante os dias do evento, os participantes terão acesso aos representantes oficiais dessas entidades educacionais e oportunidades de bolsas de estudos, formações de curta duração e possibilidade de obtenção de dupla certificação sem custo. Confira a programação completa:

##RECOMENDA##

 03/11, às 18h - Como escolher um LL.M., requisitos do programa e o que levar em consideração?

04/11, às 18h - Como se candidatar para um programa de LL.M., dicas de preenchimento do LSAC e bolsas de estudo

05/11, às 18h - As diferentes áreas de concentração de LL.M. e o Bar Exam

06/11, às 11h - Dicas de escrita de redações, exemplos de textos e cartas de recomendação

08/11, às 18h - As diferenças entre J.D. e o LL.M. e experiência profissional

09/11, às 18h - Como se candidatar para um programa de LL.M., dicas de preenchimento do LSAC e opções de bolsas de estudo

10/11, às 18h - Dicas de escrita de redações, exemplos de textos e cartas de recomendação

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou a concessão de auxílio-creche, no valor de R$ 900, para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição que têm filhos com idade entre zero e seis anos. A iniciativa é uma tentativa de evitar a evasão dos alunos devido à maternidade e paternidade.

Neste primeiro momento, a universidade está realizando ajustes para iniciar o período de inscrições. À reportagem de 'O Globo', o reitor da Uerj, Ricardo Lofi, afirmou que o pagamento do auxílio sairá da própria universidade, que, diferente de outras instituições, possui autonomia orçamentária.

##RECOMENDA##

Este projeto prevê o pagamento até a conclusão do curso. No entanto, em caso de cancelamento e trancamento da matrícula ou quando o filho atingir os sete anos, o estudante não terá mais direito ao benefício.

Além do auxílio-creche, a universidade anunciou a criação do benefício para transporte emergencial, a ser recebido pelos alunos cadastrados até dezembro de 2021. O valor varia entre R$ 300 e R$ 50. Esse auxílio será direcionado apenas aos alunos e alunas dos cursos de graduação cotistas ou em situação de vulnerabilidade social.

O Desafio Público de Inovação Aberta da Prefeitura do Recife está com inscrições abertas até o próximo domingo (24). O concurso busca promover melhorias na situação da drenagem urbana da capital pernambucana, com uma premiação no valor total de R$ 44 mil, incluindo uma viagem para a cidade de Boston, nos Estados Unidos. O projeto vencedor também será executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com o objetivo de solucionar possíveis problemas de drenagem na cidade. Podem participar estudantes universitários e profissionais com formação superior.

Até duas pessoas podem se inscrever por projeto, dos quais dez serão selecionados para uma apresentação virtual da proposta, no dia 4 de novembro. Entre os critérios de participação estão: ter idade mínima de 18 anos, estar matriculado em qualquer curso de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) no Recife, além da comprovação de nível intermediário em inglês. Ao menos um dos integrantes da dupla deve ser residente da capital.

##RECOMENDA##

A viagem para Boston será custeada pelo programa, no valor de R$ 12 mil para cada participante da dupla campeã. A visita à cidade americana será para conhecer institutos de pesquisa e estudos relacionados ao tema do desafio. De volta ao Recife, a dupla poderá aprimorar o projeto, que será posto em prática com apoio da Emlurb no período de dez meses. Durante esse tempo, os integrantes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 1000,00 mensais, totalizando os R$ 44 mil do prêmio.

Mais informações podem ser obtidas no edital do desafio.

Os estudantes e professores responsáveis interessados em fazer as inscrições para Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) têm até está quinta-feira (21) para formalizar o interesse, por meio de endereço eletrônico. As caniddaturas para aluno individual devem ser feitas por aqui e as para professor responsável por aqui. A prova será realizada de forma remota na próxima segunda-feira (25)

A OPEQ é voltada para estudantes a partir do 9º ano até o ensino médio ou técnico. A Olimpíada será dividida em duas modalidades: A, para estudantes do 9º ano fundamental e do 1º ano do ensino médio; e B para os matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino técnico.

##RECOMENDA##

Nesta edição, serão selecionados 56 alunos que representarão Pernambuco na fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), realizada em 2022. As escolas vencedoras também serão premiadas, assim como os professores responsáveis.

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) e o Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSertão) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de esporte na região. O intuito do projeto é estabelecer Escolinhas Esportivas de Atletismo Inclusivo no Campus de Petrolina do IFSertão para formação social de crianças e adolescentes através da prática esportiva, por meio da utilização da estrutura física da instituição como pista, quadra e outros equipamentos de uso.

Segundo Natanael Barros, dirigente da APA, a realização do projeto ainda depende da captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte. “Em 2017, a gente firmou um convênio de cooperação técnica com o IFSertãoPE, que contempla um apoio mútuo entre as instituições. A gente tem utilizado os ônibus do IFSertãoPE para transporte dos atletas, alguns alunos da instituição são atendidos pela gente, também já demos suporte em competições. Agora, em conversa com a reitoria, sugerimos que, caso a gente consiga captar recursos via Lei de Incentivo ao Esporte, o núcleo do projeto de escolinhas esportivas em Petrolina seja executado no IFSertãoPE. Sendo assim, a instituição aprovou a proposta, já firmou com a gente essa parceria, e definiu o Campus Petrolina como o espaço a ser utilizado. Vamos agora tentar captar os recursos necessários”, explicou, segundo nota disponibilizada pela assessoria de imprensa

##RECOMENDA##

O diretor do Campus Petrolina do IFSertãoPE, Fabiano Marinho, exaltou a importância da parceria. “É um projeto importante que vai incentivar a nossa comunidade interna e externa para a prática do atletismo, pois o esporte é saúde e educação”, destacou, em nota.

Durante audiência pública realizada, nesta quarta-feira (20), em Brasília, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a criticar Paulo Freire e a obra do educador "Pedagogia do Oprimido". Na ocasião, Ribeiro foi questionado pelo deputado Elias Vaz (PSB) sobre as recentes falas contra Freire.

"Olha a que pé chegou a educação pública brasileira quando abraçou de olhos fechados algumas pedagogias. Não o avalio tão positivamente assim como o senhor. Respeito a trajetória desse educador, mas as evidências mostram que o modelo proposto nos últimos vinte anos foi um desastre em termos de educação", afirmou o responsável pela pasta.

##RECOMENDA##

Percebendo a recusa de Milton Ribeiro em nomear o educador brasileiro, o parlamentar interrompeu a fala com outro questionamento: "O senhor não cita o nome dele. Tem dificuldade disso?"

 Neste momento, o ministro aproveitou para tecer comentários negativos sobre a obra mais famosa de Paulo Freire: “Não convém citar o nome de quem não está presente. É um grande educador, mas tenho minha avaliação (...)O senhor leu o livro dele, "Pedagogia do oprimido"? Faço questão de lhe dar de presente. Eu li três vezes, e depois podemos conversar. Antes de assumir o ministério, tive esse cuidado", rebateu.

A convocação de Milton Ribeiro pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara foi para esclarecimentos sobre a ampliação de institutos federais de educação e indicação dos reitores por parte do presidente Jair Bolsona (sem partido).

A medida do MEC vem recebendo críticas, pois não será criada novas vagas e cursos. De acordo com Ribeiro, a proposta é orientada por uma questão geográfica e beneficiará regiões que não dispõem de universidades nem institutos federais.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando